Para leitura completa desta página, vire seu telefone em modo Paisagem.
Organograma
Nosso organograma está dividido em três etapas: a primeira é a chanichut, que está subdividida em três categorias de kvutzót (grupos), katan (7-9 anos), benoni (10-12 anos) e por último, gadol (13-16 anos.) Quando o chanich completa seu ciclo de chanichut, ele passa a ser participante do Hachshara lePeilut, na qual ele é preparado, durante um ano, para entrar na peilut , a terceira e última etapa. Na peilut existem duas frentes diferentes, porém simultâneas, a hadrachá e as vaadót. Estar em hadrachá significa ser madrich de uma kvutza e participar de um chug. Cada chug é centralizado por um merakez(et) que responde ao Rosh(at) Chinuch, que é encarregado(a) da chinuch (encontro semanal onde se discute sobre o processo educativo das kvutzót e dos peilim). Já as vaadót, são os grupos de trabalho encarregados pela logística da Chazit, que se encontram durante a semana, e se responsabilizam por diversas áreas de funcionamento da tnuá. Esses pequenos grupos são representados por um rosh (cabeça) que junto com o(a) Rosh(at) Vaadót, que é encarregado de tomar conta de toda a questão logística, fazem parte da mazkirut, marco em que se discute os processos desses grupos e a dinâmica interna da Chazit. Por último temos a hanala, fórum máximo entre os peilim. Marco onde a presença de todos os peilim é obrigatória e é onde temos a legitimidade de tomar decisões sobre o nosso snif, discutir qualquer pauta em demanda e nos capacitar. Esse marco é liderado pelo Mazkir(á), que é a figura centralizadora da tnuá, e a pessoa encarregada da parte comunitária. O(A) Guizbar(it) é encarregado(a) de cuidar da parte financeira da Chazit. Este tafkid (cargo de Guizbar(it)) junto com Mazkir(á), Rosh(at) Chinuch e Rosh(at) Vaadót formam a hanaga, grupo de liderança da tnuá. Comumente, a hanaga é formada por integrantes da kvutzá que volta do Shnat Hachshará.
PEILUT E MADRICHIM
Peilut é o nome dado ao conjunto de todos os peilim da tnuá. Sendo assim, todos que tornam-se educadores são chamados peilim, e dentro do grupo de peilim, existe o grupo de madrichim. Os madrichim são os que se encarregam da hadrachá, ou seja, ser madrich de uma kvutzá durante o semestre - sábados e machané. Nem todo peil é madrich, porém todo madrich é peil.
HACHSHARA LEPEILUT
Hachshará lePeilut (preparação para a peilut) como o nome sugere, é uma etapa entre a chanichut (periodo de educando) e a peilut (grupo de educadores) na qual a kvutzá que passa por essa se capacita em questões conteudistas diversas e ainda sobre ser peil, ser educador da Chazit Hanoar.
HANALÁ
Como um movimento democrático, o órgão máximo da Chazit Porto Alegre é a Hanalá, da qual todos os peilim participam, e onde todas as decisões são tomadas por maioria de votos. Além disso, pode ser um espaço para feedbacks, capacitações e ambiente de discussão de qualquer pauta em demanda.
HANAGÁ
A hanaga é o orgão de representatividade e liderança da tnuá. Ela é formada por quatro cargos: Rosh(at) Chinuch, Rosh(at) Vaadot, Guizbar(it) e Mazkir(á). Cada pessoa que representa um desses postos é responsável por seus devidos marcos semanais e funções dentro da tnuá. Normalmente é formada por pessoas que voltam do Shnat e a exercem por um ano, até a próxima kvutza voltar de Israel com as novas representatividades.
CHINUCH
Na Chinuch tomam parte os Merakzim (centralizadores) dos chuguim, um para cada Kvutzá, juntamente com o Rosh(at) Chinuch e todos os peilim que desejarem. Nela se discute os processos educativos de cada kvutza que ocorrem no decorrer do semestre, e também é aproveitado como um marco capacitatório para os peilim.
MAZKIRUT e ROSHEI VAADOT
A Mazkirut é composta pelos roshei vaadot, pelo(a) Rosh(at) Vaadot, pelo Mazkir(á), Guizbar(it) e assim como na Chinuch, todos os peilim que desejarem. Cada rosh representa uma diferente vaada (comissão de trabalho) pela qual esse é representante/centralizador(a). Esse marco acontece uma vez por semana. Nele se discute e elabora questões logísticas e práticas da tnuá.
GUIZBARUT
É a vaadá composta pelo(a) Guizbar(it) junto de outros peilim. Esses são responsáveis inteiramente pela parte logística-financeira da tnuá.
MERAKZIM
Os Merakzim são os centralizadores de um chug (grupo de madrichim de uma kvutzá). Esses são responsáveis pela constante comunicação com os pais e chanichim, além de serem obrigatoriamente presentes no marco da Chinuch.
As Kvuztót em Porto Alegre são divididas em:
Garinim - Sementes (6 anos)
Solelim - Construtores (7 anos)
Shovavim - Sapecas (8 anos)
Omanim - Artesãos (9 anos)
Guiborim - Heróis (10 anos)
Kovshim - Conquistadores (11 anos)
Nitzanim - Brotos (12 anos)
Ne'urim - Jovens (13 anos)
Mordim - Revolucionários (14 anos)
Chadshanim - Inovadores (15 anos)
Ofakim - Horizontes (16 anos)
Amelim - Trabalhadores (17 anos)
Bonim Alef - Consturores alef (18 anos)
Bonim Bêt - Construtores Bêt (19 anos)
Kvutzá Shnat - Shnat Hachshará LeMadrichei Chul (20 anos)
Bogrim - Crescidos (21 e 22 anos).
Já as Machlacót são:
Machlacá de Sábado - Responsável pela ambientação do sábado, de atividades pré-peulót e por eventos especiais.
Machlacá Pirsum - Responsável pela comunicação da Chazit, incluindo o Facebook, Orim (comunicação com os pais), a Archavá (divulgação sextas-feiras no CIB) e o cartaz semanal no CIB.
Machlacá Babobir - Responsável pelo mural dinâmico-informativo exposto durante os sábados.
Machlacá Baboker - Responsável pelo "jornal" da Chazit, antigo Iton.
Machlacá Tarbut/Kef - Responsável pela capacitação de peilim e intervenções culturais chazitianas, assim como a integração entre os peilim.
Vaadát Chutz - Responsável pela comunicação externa interinstitucional da Chazit, sendo o seu rosh membro da hanagá, o Rosh Chutz.
Vaadát Site - Responsável pelo site da Chazit Hanoar, assim como outras questões da Chazit na Internet.
Vaadát Ietziá - Responsável pela entrada e pela saída dos chanichim nos sábados e em eventos especiais, como a Machané.
Guizbarut - Não é uma machlacá/vaadá, mas um órgão e é responsável pela parte logístico-financeira da tnuá.
Vaadát Chodesh - Responsável pela organização do chodesh (competição interkvutzót) que acontece uma vez por ano.
Vaadát Prakim - Responsável pela capacitação dos peilim através de peulot, seminários e convidados especiais. Seu centralizador é nomeado Rosh(at) Peilim.