Entendemos a educação da Chazit Hanoar como ferramenta fundamental para a realização de nossa ideologia. Assim sendo, todos os marcos e processos educativos visam o mesmo fim. A concepção educativa traduz nossa metodologia e ideais pedagógicos. Sua estrutura está baseada nos conceitos mais relevantes que estão inteiramente interligados. Esta deve ser utilizada por todos os educadores da tnuá para construir um melhor e mais proveitoso ambiente educativo. Sua efetividade depende necessariamente da discussão periódica acerca dos métodos apresentados e possíveis novos pontos. Desta forma, nossos métodos continuarão sendo significativos para os educadores. Para poder esquematizar a estrutura ideológica e educativa da Chazit Hanoar, é necessário ter claro o conceito da Pirâmide Educativa abaixo:
A Pirâmide Educativa abrange três processos simultâneos (pensar, sentir e fazer) que visam à construção da identidade do chaver Chazit Hanoar (ser). É papel da educação da Chazit garantir que esses três processos apontem para a auto-realização ideológica. O equilíbrio entre estes é necessário para uma identidade coesa. Isto não significa que os processos devem estar em igual proporção, mas que devem se ajustar as situações específicas, relevando as necessidades dos educandos e da tnuá.
Definições da Concepção Educativa:
Selecione um ponto da Concepção Educativa
Coerência
Vemos a coerência como um conjunto de sentimentos, idéias e ações que apontam para o mesmo objetivo.
A tnuá visa desenvolver a busca pela coerência pessoal dos chaverim, simultaneamente ao comprometimento tnuatí.
A autenticidade é fundamental para a educação, sendo responsabilidade do madrich respeitar seus ideais e da tnuá.
A busca de atitudes coerentes implica no constante processo de teshuvá e tikun. Entendemos por teshuvá reflexão e crítica ante uma realidade, e tikun como a ação visando um câmbio na realidade.
A autenticidade é fundamental para a educação, sendo responsabilidade do madrich respeitar seus ideais e da tnuá.
A busca de atitudes coerentes implica no constante processo de teshuvá e tikun. Entendemos por teshuvá reflexão e crítica ante uma realidade, e tikun como a ação visando um câmbio na realidade.
Exemplo
Consideramos o exemplo o valor fundamental da educação para a realização ideológica. Ser exemplo é realizar atitudes coerentes, tanto em marcos expressamente educativos (currículo explícito) quanto em situações implícitas e momentos informais (currículo oculto).
Através do exemplo, aproximamos a relação educador-educando, fortalecendo o processo de formação de identidade tnuatí.
A importância do exemplo também está presente nos âmbitos: kvutzatit, no sentido em que cada grupo está comprometido com a continuidade do movimento; tnuatí, sendo um exemplo pra nossa kehilá e social, seguindo o conceito de Or la Goym.
Através do exemplo, aproximamos a relação educador-educando, fortalecendo o processo de formação de identidade tnuatí.
A importância do exemplo também está presente nos âmbitos: kvutzatit, no sentido em que cada grupo está comprometido com a continuidade do movimento; tnuatí, sendo um exemplo pra nossa kehilá e social, seguindo o conceito de Or la Goym.
Identidade
A formação de identidade é a resultante do processo educativo vivenciado pelos chaverim na tnuá. A construção de uma identidade tnuatí é um processo incessante, onde é necessário estimular sentimentos e conteúdos, culminando em uma crítica que fundamente a apropriação do aprendizado e a ação militante.
É fundamental para alcançar a auto-realização da Chazit a construção de uma identidade comum e consciente. Como ferramenta, utilizamos a simbologia e costumes de nosso povo e tnuá. Cabe ao educador sensibilizar-se para com os diversos gostos e aptidões dos educandos, para assim, criar um processo significativo na construção de identidade.
Buscamos que os valores desenvolvidos na tnuá estejam presentes em todos os momentos da vida do chaver.
É fundamental para alcançar a auto-realização da Chazit a construção de uma identidade comum e consciente. Como ferramenta, utilizamos a simbologia e costumes de nosso povo e tnuá. Cabe ao educador sensibilizar-se para com os diversos gostos e aptidões dos educandos, para assim, criar um processo significativo na construção de identidade.
Buscamos que os valores desenvolvidos na tnuá estejam presentes em todos os momentos da vida do chaver.
Diálogo
O diálogo é a forma de relacionamento entre os chaverim da tnuá que possibilita a vigência de todos nossos marcos educativos. Para alcançar o diálogo, faz-se necessária uma constante relação de troca, onde ambos os lados expõem, debatem e entendem as visões dialogadas.
É papel do educador promover, através de análise, o diálogo apropriado para cada situação, levando em conta as necessidades dos educandos e do marco educativo.
É papel do educador promover, através de análise, o diálogo apropriado para cada situação, levando em conta as necessidades dos educandos e do marco educativo.
Conteúdo
Consideramos o conteúdo uma ferramenta obrigatória para o cumprimento efetivo de nossos objetivos ideológicos. Além disto, o conteúdo é imprescindível para a formação de uma identidade coesa e capaz de exigir e promover o câmbio da realidade.
É essencial que o conteúdo coincida com os interesses e necessidades do educando como pessoa, chaver Chazit Hanoar e agente de câmbio. Portanto, é responsabilidade do educador tornar e apropriar o conteúdo de forma significativa para o educando, motivando sua curiosidade, proporcionando um espaço de busca e criatividade.
É importante ressaltar que o mesmo conteúdo está sujeito e é útil a diferentes objetivos.
É essencial que o conteúdo coincida com os interesses e necessidades do educando como pessoa, chaver Chazit Hanoar e agente de câmbio. Portanto, é responsabilidade do educador tornar e apropriar o conteúdo de forma significativa para o educando, motivando sua curiosidade, proporcionando um espaço de busca e criatividade.
É importante ressaltar que o mesmo conteúdo está sujeito e é útil a diferentes objetivos.
Grupo
Primamos pela educação em grupo por acreditarmos que, desta forma, construímos valores essenciais para o cumprimento dos objetivos ideológicos da Chazit. Acreditamos no grupo como um marco propício ao diálogo, exemplo e formação de identidade.
É a vivencia grupal e seus valores que possibilitam os indivíduos realizarem o Tikun Olam.
É a vivencia grupal e seus valores que possibilitam os indivíduos realizarem o Tikun Olam.
Aprovada no Pemach (Peguisha LeManhiguei Chazit Hanoar) realizado em Porto Alegre, em Outubro de 2011
Coerência
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Vemos a coerência como um conjunto de sentimentos, idéias e ações que apontam para o mesmo objetivo.
A tnuá visa desenvolver a busca pela coerência pessoal dos chaverim, simultaneamente ao comprometimento tnuatí.
A autenticidade é fundamental para a educação, sendo responsabilidade do madrich respeitar seus ideais e da tnuá.
A busca de atitudes coerentes implica no constante processo de teshuvá e tikun. Entendemos por teshuvá reflexão e crítica ante uma realidade, e tikun como a ação visando um câmbio na realidade.
Exemplo
Consideramos o exemplo o valor fundamental da educação para a realização ideológica. Ser exemplo é realizar atitudes coerentes, tanto em marcos expressamente educativos (currículo explícito) quanto em situações implícitas e momentos informais (currículo oculto).Através do exemplo, aproximamos a relação educador-educando, fortalecendo o processo de formação de identidade tnuatí.
A importância do exemplo também está presente nos âmbitos: kvutzatit, no sentido em que cada grupo está comprometido com a continuidade do movimento; tnuatí, sendo um exemplo pra nossa kehilá e social, seguindo o conceito de Or la Goym.
Identidade
A formação de identidade é a resultante do processo educativo vivenciado pelos chaverim na tnuá. A construção de uma identidade tnuatí é um processo incessante, onde é necessário estimular sentimentos e conteúdos, culminando em uma crítica que fundamente a apropriação do aprendizado e a ação militante.É fundamental para alcançar a auto-realização da Chazit a construção de uma identidade comum e consciente. Como ferramenta, utilizamos a simbologia e costumes de nosso povo e tnuá. Cabe ao educador sensibilizar-se para com os diversos gostos e aptidões dos educandos, para assim, criar um processo significativo na construção de identidade.
Buscamos que os valores desenvolvidos na tnuá estejam presentes em todos os momentos da vida do chaver.
Diálogo
O diálogo é a forma de relacionamento entre os chaverim da tnuá que possibilita a vigência de todos nossos marcos educativos. Para alcançar o diálogo, faz-se necessária uma constante relação de troca, onde ambos os lados expõem, debatem e entendem as visões dialogadas.É papel do educador promover, através de análise, o diálogo apropriado para cada situação, levando em conta as necessidades dos educandos e do marco educativo.
Conteúdo
Consideramos o conteúdo uma ferramenta obrigatória para o cumprimento efetivo de nossos objetivos ideológicos. Além disto, o conteúdo é imprescindível para a formação de uma identidade coesa e capaz de exigir e promover o câmbio da realidade.É essencial que o conteúdo coincida com os interesses e necessidades do educando como pessoa, chaver Chazit Hanoar e agente de câmbio. Portanto, é responsabilidade do educador tornar e apropriar o conteúdo de forma significativa para o educando, motivando sua curiosidade, proporcionando um espaço de busca e criatividade.
É importante ressaltar que o mesmo conteúdo está sujeito e é útil a diferentes objetivos.
Grupo
Primamos pela educação em grupo por acreditarmos que, desta forma, construímos valores essenciais para o cumprimento dos objetivos ideológicos da Chazit. Acreditamos no grupo como um marco propício ao diálogo, exemplo e formação de identidade.É a vivencia grupal e seus valores que possibilitam os indivíduos realizarem o Tikun Olam.
Aprovada no Pemach (Peguisha LeManhiguei Chazit Hanoar) realizado em Porto Alegre, em Outubro de 2011