Ramat Gan

 

   
   
       

Ramat Gan é uma cidade a leste de Tel Aviv (as cidades são tão próximas que, devido à qualidade de vida maior de Ramat-Gan, as pessoas optam por morar na mesma e trabalhar em Tel Aviv, cidade com importância econômica maior). Tem cerca de 150.000 habitantes e é onde fica o maior edifício do Oriente Médio, o City Gate - com 244 metros. A cidade é composta por 25% de áreas verdes, sendo esta uma das zonas urbanas de Israel mais verdes. Essa característica remete também ao nome da cidade, pois “Gan”, em hebraico, significa “parque”.

Outra curiosidade que podemos citar é que Ramat Gan é considerada por algumas pessoas o maior mercado de diamantes, tendo até um bairro próprio direcionado a esta atividade.


 

História                       

       Ramat Gan foi criada em 1921 como um moshav e tinha seu principal foco na agricultura. Em 1926, sob domínio do Mandato Britânico, Ramat Gan foi considerada um município e, somente com sua expansão comercial e populacional, foi declarada uma cidade em 1950.

 Golfo, em 1991

Geografia

Ramat Gan está localizada em Gush Dan, uma área metropolitana a leste de Tel Aviv. Ao norte a cidade se limita com o rio Yarkon; ao leste com Bnei Brak e a sudoeste, com Givatayim.

Economia

A economia da cidade é mais notável no Distrito dos Diamantes, onde uma série de arranha-céus toma conta da cidade, incluindo o edifício mais alto do Oriente Médio e os prédios de inúmeras empresas de alta tecnologia. A cidade também é um grande centro da indústria de frutas e vegetais, tem grandes fábricas de produção de metal e de produção de móveis em geral, bem como indústrias da área alimentícia. 

Curiosidades

Uma série de embaixadas está localizada nesse distrito também, como, por exemplo, as de: Gana, Quênia, Costa do Marfim, Jordânia, Noruega e Holanda.

Ramat Gan tem um grande número de teatros, tais como: Teatro de Ramat Gan, Teatro Diamante e Centro Cultural Russell. Também abriga um grande número de museus e do maior zoológico de Israel, o Centro Zoológico de Tel Aviv- Ramat Gan, com cerca de 250 hectares e uma variedade de mais de 1600 animais.

Ramat Gan também abriga a segunda maior universidade de Israel, a Bar-Ilan University (com cerca de 24.000 estudantes), e também o maior hospital de Israel, o Centro Médico Sheba.