Herzliya

 

   
   
       Herzliya (em hebraico,  הֶרְצְלִיָּה‎) é uma cidade de aproximadamente 83.000  habitantes, localizada ao norte de Tel Aviv, sendo parte de seu distrito. Cobre uma área de 26 km. Fundada em 1924 por 7 famílias pioneiras, em uma terra próxima a antiga cidade de Arsuf, do tempo das Cruzadas. Herzlyia recebeu esse nome em homenagem a Theodor Herzl, pai do Sionismo moderno. A bandeira de Herzliya contém 7 estrelas para contemplar a idéia de Herzl de 7 horas de trabalho por dia. Herzliya foi oficialmente reconhecida como cidade em 1960.

        A Marina de Herzliya foi construída nos anos 80 pelo prefeito Eli Landau e cobre uma área de 0,5 km². O Complexo inclui um grande Shopping Center, esportes radicais e muitas casas a venda. A cidade tem um pequeno aeroporto, 3 Shopping Centers (Arena Mall, Shiv'at HaKokhavim Mall e the Outlet), cinemas, teatros, museus, centros culturais e um estádio. Herzlyia abriga ainda o maior estúdio de cinema de Israel o Ulpanei Herzliya (Herzliya's Studios).

Algumas das mansões mais caras, casas de embaixadores e diplomatas, e das praias mais chiques de Israel encontram-se em Herzliya Pituah, um bairro do lado oeste de Herzliya, localizado na costa do Mar Mediterraneo. Herzliya Pituah contém um grande trecho de bonitas praias com orlas recheadas de hotéis de alto padrão como Dan Accadia, Daniel, Sharon, Okeanos, que possuem mais de 690 quartos ao longo de toda costa e mais 750 vão ser construídos, como parte do projeto de criação da Marina que ainda não fora finalizado. A orla ainda possui dezenas de empreendimentos high-tech e finos restaurantes. 

        Herzliya tem 7 km de praia. As praias são geralmente divididas em varias partes (do norte ao sul):

Appolonia Beach- Bonita área que possui um sítio arqueológico, da antiga vila de Arsuf, que foi fundada pelos fenícios no 5o ou 6o séc. d.e.c. Desde 2002, virou um parque nacional.

Sidna-'Ali Beach (Nof Yam)-  A praia tem o nome em homenagem a antiga mesquita de Sidna ‘Ali, que ainda existe, mesmo não havendo população muçulmana nessa área.

The Sharon Beach-  Essa praia é muito popular entre os jovens. No verão fica cheia devido ao grande numero de restaurantes e badalados bares e night-clubs

 Zvulun Beach-  É a praia dos Escoteiros do Mar – membros da Comunidade Internacional de Escoteiros que dão ênfase a atividades marítimas como canoagem, esqui aquático etc.

Accadia Beach-   Possui esse nome devido ao Hotel Dan Accadia, que fica em suas redondezas. Essa praia possui o mar mais selvagem, com ondas grandes.

Khof Ha'Nechim- ("The Invalids Beach") – Uma das unicas praias de Israel que oferece suporte para pessoas inválidas.

Ha'Khof Ha'Nifrad- ("The Separated Beach") – Esta é uma praia especialmente para judeus ortodoxos, que fica aberta às mulheres aos domingos, terças e quintas e para homens nas segundas, quartas e sextas.

 

    O Centro Interdisciplinar de Herzliya é uma prestigiada e renomada universidade privada, que oferece graduação em Ciências Políticas, Administração, Direito, Ciência da Computação e outras disciplinas acadêmicas. 

    Herzliya possui dois times de futebol: Maccabi e Hapoel. Por muitos anos, os dois clubes definharam juntos nas divisões mais baixas. Atualmente, o Maccabi joga na Ligat ha'Al, que corresponde a primeira divisão do futebol israelense. O Hapoel joga na Liga Alef, uma Quarta divisão. Os dois clubes usam o Estádio Municipal.

    Além do futebol, Herzliya ainda é uma das duas casas do Bnei HaSharon, time de basquete que se divide entre Herzliya e  Ra'anana . Isso acontece porque o time foi formado por integrantes das duas cidades.