Eilat

 

   
   

Eilat (אֵילַת) é a cidade mais ao sul do território de Israel. Tem cerca de 55 mil habitantes, e sua temperatura média é de 21°C. A água do mar, não é fria (mesmo no inverno a temperatura fica em cerca de 20°C) e o índice de chuvas na cidade é muito baixo.

Sua grande importância econômica é o turismo (já que a cidade possui atrações naturais de extrema beleza como o deserto e o mar).Politicamente, Eilat é considerada importante para seu país pois sua localização é próxima do Egito, da Jordânia e da Arábia Saudita, mostrando o quão estratégica é o posicionamento da cidade.

História

            Em 1916, o tenente-coronel britânico Thomas Edward Lawrence, em comando de uma tropa de beduínos, invade a região da cidade portuária de Aqaba substituindo o domínio turco pelo inglês. Anos mais tarde, em 1949, o Exército de Israel mobilizou as brigadas do Neguev e Golan e liberta a região do controle britânico.

            A região prospera normalmente e em 1950 a moderna cidade de Eilat é fundada aonde antes existira uma cidade dos tempos bíblicos. É dito na Torá que o rei Salomão construiu um porto e uma marinha na região devido à importância da localização estratégica da cidade (porto de entrada para a África e o extremo oriente).

            A partir de 1956, com a guerra do Sinai, a cidade cresceu em importância e investimentos pesados foram feitos como a ligação com outras cidades de Israel (anel viário construído em 1958), construções de hotéis de luxo, ampliação da infra-estrutura, construção de pontos turísticos e muitos mais.

Hoje

         A importância de Eilat continua em sua participação muito grande no turismo a Israel, além disso, é importante também como um local de saída para o mar para Israel.

 Atrações
 

Algumas atrações turísticas da cidade:

            - Parque Nacional do Vale de Timna - Ponto turístico que abriga o primeiro centro minerador de cobre da história. É citado na bíblia e é dito que o cobre era trocado com os povos vizinhos por outras especiarias.

            - Parque da Vida Selvagem Hai-Bar - Fundado em 1961 e localizado no Vale do Aravá, o parque constitui uma tentativa de reaver a fauna original da área (sendo que desta, 12 que foram citadas na Torah já estão extintas).

- Mergulho no Mar Vermelho - talvez a mais conhecida das atrações de Eilat já que a beleza dos recifes de corais é incomparável.

- Centro Internacional de Observação de Pássaros - Eilat é um dos melhores locais do mundo para a observação de pássaros. É dito que cerca de um bilhão de aves passam pela cidade em suas rotas migratórias (a cidade é uma das principais rotas de pássaros do mundo)

Há também um observatório marítimo (como um aquário) onde pode se ver, há cinco metros de profundidade, os corais e a fauna marinha.

Além dessas atrações a cidade oferece os hotéis mais luxuosos do país e é o maior certo de diversos esportes aquáticos em Israel.