Concepção
Educativa
Chazit Hanoar Hadrom Americait
Entendemos a educação da Chazit Hanoar como
ferramenta fundamental para a realização de nossa ideologia. Assim sendo,
todos os marcos e processos educativos visam o mesmo fim.
A concepção
educativa traduz nossa metodologia e ideais pedagógicos. Sua estrutura está
baseada nos conceitos mais relevantes que estão inteiramente interligados. Esta
deve ser utilizada por todos os educadores da tnuá para construir um melhor e
mais proveitoso ambiente educativo.
Sua efetividade
depende necessariamente da discussão periódica acerca dos métodos apresentados e
possíveis novos pontos. Desta forma, nossos métodos continuarão sendo
significativos para os educadores.
Para poder
esquematizar a estrutura ideológica e educativa da Chazit Hanoar, é necessário
ter claro o conceito da Pirâmide Educativa abaixo:
A
Pirâmide Educativa abrange três processos simultâneos (pensar, sentir e fazer)
que visam à construção da identidade do chaver Chazit Hanoar (ser). É papel da
educação da Chazit garantir que esses três processos apontem para a
auto-realização ideológica.
O equilíbrio
entre estes é necessário para uma identidade coesa. Isto não significa que os
processos devem estar em igual proporção, mas que devem se ajustar as situações
específicas, relevando as necessidades dos educandos e da tnuá.
Definições da Concepção Educativa:
Coerência
Vemos a coerência como um conjunto de sentimentos,
idéias e ações que apontam para o mesmo objetivo. A tnuá visa desenvolver
a busca pela coerência pessoal dos chaverim, simultaneamente ao comprometimento
tnuatí.
A
autenticidade é fundamental para a educação, sendo responsabilidade do madrich
respeitar seus ideais e da tnuá.
A busca de
atitudes coerentes implica no constante processo de teshuvá e tikun. Entendemos
por teshuvá reflexão e crítica ante uma realidade, e tikun como a ação visando
um câmbio na realidade.
Exemplo
Consideramos o exemplo o valor fundamental da educação para a realização
ideológica. Ser exemplo é realizar atitudes coerentes, tanto em marcos
expressamente educativos (currículo explícito) quanto em situações implícitas e
momentos informais (currículo oculto).
Através
do exemplo, aproximamos a relação educador-educando, fortalecendo o processo de
formação de identidade tnuatí.
A
importância do exemplo também está presente nos âmbitos: kvutzatit, no sentido
em que cada grupo está comprometido com a continuidade do movimento; tnuatí,
sendo um exemplo pra nossa kehilá e social, seguindo o conceito de Or la Goym.
Identidade
A
formação de identidade é a resultante do processo educativo vivenciado pelos
chaverim na tnuá. A construção de uma identidade tnuatí é um processo
incessante, onde é necessário estimular sentimentos e conteúdos, culminando em
uma crítica que fundamente a apropriação do aprendizado e a ação militante.
É fundamental
para alcançar a auto-realização da Chazit a construção de uma identidade comum e
consciente. Como ferramenta, utilizamos a simbologia e costumes de nosso povo e
tnuá. Cabe ao educador sensibilizar-se para com os diversos gostos e aptidões
dos educandos, para assim, criar um processo significativo na construção de
identidade.
Buscamos que
os valores desenvolvidos na tnuá estejam presentes em todos os momentos da vida
do chaver.
Diálogo
O diálogo é a forma de relacionamento entre os
chaverim da tnuá que possibilita a vigência de todos nossos marcos educativos.
Para alcançar o diálogo, faz-se necessária uma constante relação de troca, onde
ambos os lados expõem, debatem e entendem as visões dialogadas.
É papel do educador promover, através de
análise, o diálogo apropriado para cada situação, levando em conta as
necessidades dos educandos e do marco educativo.
Conteúdo
Consideramos o conteúdo uma ferramenta
obrigatória para o cumprimento efetivo de nossos objetivos ideológicos.
Além disto, o conteúdo é imprescindível para a formação de uma identidade coesa
e capaz de exigir e promover o câmbio da realidade.
É essencial que o conteúdo coincida com os
interesses e necessidades do educando como pessoa, chaver Chazit Hanoar e agente
de câmbio. Portanto, é responsabilidade do educador tornar e apropriar o
conteúdo de forma significativa para o educando, motivando sua curiosidade,
proporcionando um espaço de busca e criatividade.
É importante
ressaltar que o mesmo conteúdo está sujeito e é útil a diferentes objetivos.
Grupo
Primamos pela educação em grupo por
acreditarmos que, desta forma, construímos valores essenciais para o cumprimento
dos objetivos ideológicos da Chazit. Acreditamos no grupo como um marco
propício ao diálogo, exemplo e formação de identidade.
É a vivencia
grupal e seus valores que possibilitam os indivíduos realizarem o Tikun Olam.
* Aprovada no Pemach (Peguisha LeManhiguei Chazit Hanoar) realizado em Porto
Alegre, em Outubro de 2011.
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