Iton Online

            Nesta seção você pode ver o jornalzinho da Chazit numa versão on-line. Isto serve para você que faltou ao sábado, perdeu seu iton, está viajando, está com saudade de um iton antigo ou apenas com preguiça de ir até a sala pegar o Tachazit.




 

Solelim

Eai chazitia, mais um semestre terminando e a machané chegando. Para encerrar em grande estilo um semestre totalmente demais, com novos madrichim, muitos chanichim e muita pilha a solelim fará a machané sobre sionismo e valores.

O semestre se constituiu sobre a história judaica, falando de uma maneira bem dinâmica como chegamos até aqui e contando um pouquinho da relação entre chazit e nossa história. Por isso para dar continuidade ao semestre e com objetivo dos chanichim fazerem à relação de todos os temas tratados ao longo desses quatro meses, falaremos sobre sionismo. Podendo assim, proporcionar aos chanichim uma visão do que é e entendendo um pouco de nossas origens. Além disso, faremos relação do mesmo com valores dos quais estão inseridos nesse conteúdo.

Assim encerrando um semestre totalmente mágico com um conteúdo que nos ajuda a entender um pouco do que somos e do que acreditamos e com objetivo de criar uma visão critica e analítica adaptada nos chanichim de solelim e também proporcionando essa aprendizagem de uma maneira muito divertida ( a machané ta demais!!!!).

Então é isso galera, como todo fim de semestre o chug de solelim se despede com um pouco de tristeza, porque quando tudo que é bom acaba bate esse sentimento, mas muito,muito feliz com um semestre maravilhoso, cheio de pilha, histórias, se divertindo muito e aguardando todos pro semestre do ano que vem cheio de magia!!

 

Beijos gigantescos Adam Fitjman, Dé sukster, Fé Halpern, Ilana Bonder, Rafa Ian Hekman e Laura Lewgoy.

Até 2010!!!!!



Omanim

E aíííí OMANIM!  Agora que estão todos lendo essa página do Iton prestem muita atenção, que todos os segredos serão desvendados em poucas linhas. E sendo assim,vamos começar do início já que é natural começar do início.

Machané. Por que estamos na Machané? Por que é muito legal, tem gincana porca, tem gadná, tem peulá susto e a gente pode fazer guerra de bixiguinhas. Mas a machané também tem outras peulót e tem um tema. ÓÓÓÓ, sobre o que foi a Machané então Zéééé?

- Eu vou falar mas será através de uma charada .

- O que é o que é que corre deitado e descansa de pé?

- Já sei, já sei. É Sociedade Israeli!

Pois é isso mesmo, a machané foi sobre Sociedade Israeli, sobre a sociedade de Israeli, para aqueles que precisam de tudo explicadinho.

- Ah, mas por que esse tema Zéééééé?

- É simples bróssss, por que a machané de inverno da Omanim foi sobre a formação do Estado de Israel( o Enzo lembra bem) e agora na de verão é sobre a sociedade que forma o Estado de Israel.

- Hmmmmmmm, acho que eu consegui entender.

Mas essa machané não foi só isso, foi muito mais. Muuuuuuuuuito mais. Todos chanichim se tornaram FEIO’s.

- Zéééééé, o que são FEIO’s?

- Ahhh gurizinho, são as Forças Especiais Internacionais da Omanim. É o serviço secreto da omanim, é tipo o BOPE ta ligado?

- Bááááá, mas essa machané dever ter sido mais divertida que o Chacrinha no circo.

Porém, amiguinhos, a gente não pode só falar da machané, nesse espaço aqui temos que falar do semestre, que acaba de acabar. Semestre simplesmente foradabaiatudodebommaravilhosoultramegasuperhiperdupersupimpatricktrickrolimã show. E nós madrichim viemos aqui, na redação do Tachazit, escrever uma despedida pra vocês. ÓÓÓÓ , que fofinho.

            Omanim : nós queríamos dizer que o semestre foi demais, que vocês são totalmente incríveis e que sem a menor dúvida são a melhor kvutzá de todos os tempos . Nós não seremos mais madrichim de vocês, ou quem sabe um dia a gente possa se encontrar de novo, mas queremos e sabemos que vocês ficarão na Chazit por muito tempo ainda .

            Se divirtam, boas férias.

Beijos, Quel, Beto, Zé, Sabrina, Luísa, Thiago e Marina.

 


GuiBÔ:

 

Esse semestre foi mágico! Parece uma frase qualquer mas é a maior verdade.Nós, madrichim de vocês nunca imaginávamos que seria assim, fomos surpreendidos por uma kvutzá de amigos, pilhados e tudo de bom.

 

Nossa machané tem tudo a ver conosco, pensamos e refletimos sobre valores nossos e que estão ao nosso redor e como pano de fundo tudo aquilo que gostamos, desenhos animados loucos e engraçados como nós! Pra começo de conversa já estabelecemos várias regras, a mais importante delas é obvio: PROIBIDO NÃO SE DIVERTIR!

 

Nosso objetivo principal aqui é transformá-los em pessoas incríveis, heróis que o próprio nome guiborim já traz. Nós acreditamos muito no potencial de vocês e saímos dessa machané com vontade de voltar.

 

Nos divertimos tanto quanto a Alice no país das maravilhas, viramos ogros na gincana porca, criamos amigos como Buzz e Woody no Toy Story, atravessamos o oceano por um sábado de Chazit, viramos elásticos, invisíveis, fortes e muito ágeis.Nos tornamos todos os personagens do mundo e desvendamos milhões de fantasias, definitivamente nos transformamos.

 

Obrigado Guibô por todos esses momentos!

 

NÓS AMAMOS VOCÊS!

 


KOVSHIM

Galera!!!!!!!!!!!!!!

O semestre passou voando !!!!!Foi rápido demais!!!!!!!!!!!!!!!

Mas apesar da rapidez foi um semestre que misturou muitos elementos legais: pilha, divertimento, chodesh, educação, judaísmo, sionismo, Israel e chazit!!!!!!!!!

 

Foi 1 ° semestre de alguns como madrichim(Júlia G., Thaís e Pedro O.) o qual foi uma experiência de muito aprendizado , divertimento e loucura!!sim, muita loucura!!!!!!!

4° semestre de outros (Dudaiô, Flávia e Ju E) que agregou muitas experiências e vivências novas para os madrichim!!!!!

 

Só pra constar: Somos a maior kvutzá da machané!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A machané de verão histórica de 2009!!!!!!!!!!

 

A machané galerinha medonha é sobre mitos e lendas e os valores que esses contêm!!!!!

 

Questionamos valores como a inveja, o perdão, a punição, o preconceito, o egoísmo, narcisismo e muitos mais!!!

 

Esperamos que a meiuchadim tenha aproveitado muito o semestre para se divertir e aprender!!!!!!!!

 

A machané ta simplesmente totalmente nói, fora da baia muito deus alaivre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Agora vamos nos despedindo...ahhhhhhh

 

Alguns de nós talvez vocês não vejam por um ano, mas outros ficarão então desejamos a todos ótima férias e uma ótima machané!!!

 

Um beijo a Meiuchadim e a toda Chazit Hanoar do chug de kovshim!!!!!!!!!

 

 

Duda, Flávia , Thaís , Ju E. , Júlia e Pedro

 


Eai Nivcharim!!!!

 

 Que machané incrível!! Nossa incrível viagem pelas revoluções do mundo foi definitivamente demais!!!  Então ‘Claudia senta aí’ e vamos recapitular....

             

Pedimos ajuda a nosso amigo Antonio Nunez (Nesse momento voce deve levantar o braço  e bate-lo de encontro a coxa...) para tal tarefa.

           

 Do grande susto na idade média (admitam que pelo menos um pouco de medo  voces sentiram...), passando pelo terrível mistério de Leonardo Da Vinci,  vimos também pessoas pintadas de azul, vermelho e branco sem motivo aparente, que maluquice...  Só pode ter sido uma machané incrível, as fotos que vocês tiraram numa tal gincana estarão bem guardadas, bem como todos os momentos desses últimos 3 dias.

 

Esperamos ter proporcionado a todos muita reflexão sobre qual nosso papel na sociedade, afinal caberá a nós as revoluções de hoje e do futuro!! Certamente não somos macacos velhos e a cada dia podemos mudar o mundo. Mãos a obra.

 

Quanto ao semestre, foram 10 sábados muito intensos incluindo o super-hiper-mega-duper-trique-trique-rolimã Chodesh, o parafrentex Kol Halaila, além de muito suco de groselha com maracujá.

 

 

É uma honra e um prazer incrível ser madrich de vocês!!

 

Esperamos que todos tenham aprendido e se divertido muito!!

 

Dos madrichim:

 

Biel, Cami, Dani, Helena, Pé, Piras e Rena!!!

 


Balagan:
 
Vocês são extremamente demais!!! Como o nome já diz: bagunça! Um mix de chanichim completamente diferentes, cada um com seu jeito e contribuindo da sua forma. Por outro lado, a kvutzá tem uma identidade que representa algo característico de todos vocês: a vontade de ser Chazit! E isso faz com que, juntando todos os ingredientes, se forme uma kvutzá unida, inteligente (é verdade!), pilhada e que nos parece ter um futuro brilhante dentro da Chazit! E a nossa machané veio pra reforçar exatamente isso: a questão de que dentro de um grupo um necessita do outro pra existir; que é facil dizer que o outro tem tal defeito, sem ao menos olhar para si mesmo... Pensamos que é essencial ter momentos de reflexão sobre a vida, sobre os outros a sua volta e sobre si mesmo.

Com certeza nesse semestre que passamos ao lado de vocês, absorvemos muitas coisas e esperamos que vocês tenham aprendido conosco também!

Esperamos que a machané esteja sendo FORA DA BAIA pra fechar o semestre com chave de ouro!!!

Depois do mifkad no domingo, nos vemos sempre pelos corredores chazitianos!

 

Beijocas e chazak vê ale,

 

dos madrichim Rê, Soares, Pablito, Jô, Aline e Déia

 


Eai Chazakim!!!

 

Curindo muito a Machané??? Esperamos que sim, e que não somente estejam curtindo mas que também estejam pensando nos assuntos tratados não só aqui mas durante o semestre inteiro.

 

Nosso semestre foi mágico!!! As nossas principais metas eram que vocês tivessem um dos melhores semestres das suas vidas, que a kvutzá tivesse um fortalecimento do sentimento de chazit, que vocês pensasem nas suas vidas dentro da chazit e dos marcos judaicos, mas, principalmente que nos divertíssemos juntos e aprendêssemos uns com os outros.

Passamos da família Perdeduré a presidiários, de cristãos ortodoxos muito loucos à caubóis, de kvutzá shnat 1969 à montadores de barraca.... e muitos e muitos outros personagens...

 

Quando foi formado o chug nenhum de nós esperava que fosse tão afude e que essa kvutzá tivesse personalidades tão diferentes mas ao mesmo tempo que formam uma identidade de kvutzá excepcional. Vocês são uma kvutzá incrível, mesmo. Chegamos ao fim do semestre e realmente vemos que, com certeza, vários sábados ficarão marcados na memória para sempre e que sim, vocês absorveram o conteúdo de vários deles.

 

Mas e a machané? Ta alaivre? Pensar nos sonhos é uma coisa difícil, afinal, podemos acabar por nos perder e não atingir as metas aspiradas. E é por isso que a nossa machané toda é sobre os sonhos, não sobre as personalidades que estamos vendo, como o Edward Mãos de Tesoura, mas sim nos sonhos de vocês. Vocês estão presos em sonhos esteriotipados? (litos, esteriotipado é um sonho meio comum que todo mundo tem hehe) Vocês tem metas para cumprir esses sonhos? Ou eles ficam somente na cabeça e depois somem com o TEMPO?

 

Nessa machané queremos que vejam que não é preciso se apoiar em um sonho comum, que não é preciso seguir os sonhos de outras pessoas quando não acreditamos que eles sejam bons para nós, VEJAM QUE OS SONHOS DE VOCES SIM PODEM SE TORNAR REAIS E QUE ESTES SONHOS SÃO OS CAMINHOS DA VIDA DE VOCÊS. Então, vivam os sonhos, não deixem eles somente no inconsciente, SEJAM QUEM VOCÊS SONHAM EM SER.

 

Pessoal, foi fora da baia. ATÉ 2011!!!!!

 

Beijão dos madrichim

 

Mathi, Dan, Laura e Paty

 


Iekarim,

A machané está quase acabando, após a messibá teremos mais uma noite juntos e, quando acordarem serão, por um momento, madrichim. Dêem suas peulót, saiam felizes – vamos ficar olhando e torcendo. Quando terminarem de dar suas peulót vocês terão muito tempo para ficarem contentes com o resultado, pra comentar sobre o chanich que sabia tudo, sobre o chanich que fez alguma piada sensacional, sobre o chanich que não fez nada de especial, mas te cativou mesmo assim, sobre alguma coisa que deu errado, sobre muitas coisas. Aproveitem esse momento.

Quando tiverem acabado de saborear suas peulót, pedimos que pensem nas peulót que desenvolvemos com vocês durante a machané e o semestre e que relembrem os questionamentos que nos fizemos durante esses dias em que estivemos juntos. Encontrando ou não respostas, pensem. Nós não temos todas, mas se tivermos podido passar nossas perguntas pra vocês, vocês passarão perguntas melhores pros seus chanichim. Nossas respostas vocês vão conhecer mais a fundo daqui a um semestre, mas não se esqueçam das suas dúvidas – às vezes é mais difícil lembrar-se de uma boa dúvida do que de uma resposta, mas o esforço compensa.

Talvez; quando vocês estiverem pensando sobre o futuro de vocês, talvez vocês se lembrem de pensar também no passado. Talvez vocês fiquem nostálgicos, talvez se dêem conta de que foi a última machané de vocês. Talvez se lembrem de muitas coisas que lhes aconteceram durante a vida de chanich. Talvez pensem que o próximo semestre será os últimos momentos da chonchut. Talvez o aproveitem como nunca. Talvez não vejam a hora de virarem madrichim e fazer tudo aquilo que sempre lhes foi prometido. Talvez, pois os sentimentos são apenas seus.

Esperamos que tenhamos contribuído para suas vivências na Chazit, como vocês contribuíram com as nossas. Que nossa contribuição gere algum fruto para as contribuições de vocês para outras pessoas. Desejamos um excelente último semestre, esperamos que tenham uma incrível primeira hadrachá e que se lembrem de nossas peulót de vez em quando.

Neshikót do Itay Armando, Besos de Carmensita Flores, Küssen de Lutz Schmutz, Bousa do Omar Miguel. Assaf diz Hodn, Ya’el Rosa manda um Chibuk, Ofra Lucía envia um abrazo, Freud: Umarmung. Ah! Pocałunek e Uścisk do personagem que não tinha nome.


 

Copyright © 2003-2007 Chazit Hanoar Hadrom Americait. All rights reserved.

 

 

CHAZIT HANOAR

Chazit Hanoar

Porto Alegre

 PORTO ALEGRE