Iton Online

            Nesta seção você pode ver o jornalzinho da Chazit numa versão on-line. Isto serve para você que faltou ao sábado, perdeu seu iton, está viajando, está com saudade de um iton antigo ou apenas com preguiça de ir até a sala pegar o Tachazit.




 

EDITORIAL 

    Bem-vindos Chanichim!

    Estamos de volta com mais um Iton da Chazit!

    Morri de saudades nesse verão mas agora estou pronto para mais um semestre louco, cheio de amor, carinho,alegria e diversão nesse mundo maravilhoso que chamamos de Chazit.Nesse semestre presenciamos a volta dos bons e velhos amigos da Lochamim, que passaram um ano mágico no shnat em Israel e agora estao com as pilhas recarregadas. Porém, ao mesmo tempo, nos despedimos da Tiferet, que foi enviada via aérea para o shnat. Sentiremos falta deles mas quando menos esperarmos estarão de volta , dando seqüência a esse ciclo.

    Hoje é um dia de muita alegria: primeiro sábado de 2009, picolés a venda no bar, colégio reformado, madrichim pilhados,chanichim saltitando e a certeza de que esse semestre será mágico.

    Essa edição apresenta a Chazit de 2009, trazendo todas as novidades sobre o quadro de hadrachá e também aquelas fofoquinhas básicas desse verão que passou e deixou corações apaixonados.

    O nosso objetivo com o iton é fazer com que seja uma maneira divertida de se comunicar, tanto entre chanichim como também com os madrichim, que estão cada vez mais dispostos a escrever para vocês. Mas você, chanich, também deve fazer parte desse iton. Descubra quem sou eu e mande suas sugestões, dúvidas, segredos ou piadinhas. Estamos sempre de ouvidos e olhos bem abertos, já deu pra perceber pelo casparroto né¿

    Mal posso esperar para devorar essa edição! Esse ano vem com grandes inovações, não apenas por ser a Era de Aquários ou pelo ano Internacional da Astronomia e muito menos vaada iton trará surpresas nunca antes almejadas. É  galerinha, preparem-se...


Casparroto


    Fala queridos chaverim da Chazit! Como foram de férias? Muita sombra, água fresca e crepe de cheddar? Meu verão foi muito looouco, e agora eu volto com tudo, para revelar, sem corte nem censura as novidades mais calientes que surgem no mundinho dos chazitiano. 

    Verão é sinônimo de calor, praia, centrinho de Atlântida, Planeta, despedida da kvutzá shnat, carnaval, e, como não poderia deixar de ser love, love, love. Não, não estamos falando dos nossos queridos Déds Love (madrichá de Solelim) e Zé Love (madrich de Guiborim), mas sim daquele sentimento que invade os coraçõezinhos dos desavisados durante a estação mais quente do ano.

    Nossos chanichim que o digam... Estava perambulando pelo carnaval da Saba, fantasiado de palito-de-dente-fincado-na-batata-frita, quando o garçom me levou para uma mesa em um canto escurinho. Entre palavras de amor e carícias, consigo identificar quem é o menininho sentado com não uma, mas TRÊS amiguinhas coloridas e desconhecidas da comunidade judaica. Era Carlos (Mordim), muy bien acompanhado. Como os três ficaram ali na lenga-lenga, resolvi trocar de fantasia, afinal, era carnaval. Já vestido de Globo de Espelhos, e com uma visão privilegiada, vi Mauro (Mordim), dançado salsa e merengue com uma outra menininha que não reconheci. Viva a Coexistência!

    Já prevendo que não ia chover muito mais no quintal dos nossos chanichim da Saba, fui dar uma volta pelo centrinho, fantasiado de Crepe triplo de salsicha, cheddar e chocolate. Caminhando um pouquinho, avisto Débora (Ne’urim), sentada em frente à sua humilde residência, abraçada com um rapazote, cujo nome, dizem as más línguas, se chama Álvaro. No nosso tão badalado centrinho, avisto um casal trocando olhares apaixonados, entre outras coisas. Era Laurinha S (Mordim) e seu amor de verão, chamado Gabriel, pelo que ouvi dizer. Caminhei um pouco pelas pistas de mini-golf, quando tive a brilhante idéia de me transformar em uma delas, e vi duas pessoas se aproximando de mim. Coincidência ou destino? Eram Rafa R.(Ne’urim) e Jayme (Mordim). Como os dois não davam sinal de que iriam desgrudar, resolvi tentar encontrar outros casais, em uma festa de gente um tanto quanto mais velha.

    E não é que dei sorte? Fantasiado de água podre do laguinho do Cozumel, avistei um pequeno casal, dando suas primeiras bitocas. Lubi (Mordim) e Biel (Amelim) estavam tão animados que não paravam nem para respirar. Já era quase nascer do sol, quando vi alguns meninos conhecidos colados em menininhas desconhecidas. Eram Arthur (Ofakim) e Pedro (Amelim), arrasando corações.

    Por hoje é só. Chanichim queridos, libertem-se, permitam-se. Deixem o amor fluir em seus coraçõezinhos. E não tentem se esconder, eu vou estar sempre por perto. Voltaremos...


Notícias de Israel

Especial Eleições:

    No dia 10 de fevereiro de 2009, ocorreram as eleições para a Knesset (parlamento de Israel).  

    Contudo, para se entender o que vem ocorrendo desde então, é preciso compreender como funcionam as eleições. Cada eleitor vota em um partido político, como o Kadima, Likud, Avodá, entre muitos outros. No fim das eleições as 120 cadeiras do knesset são divididas de modo proporcional aos votos obtidos por cada partido. A partir destes resultados o presidente se reúne com os líderes de cada partido que conseguiram vagas na knesset e escolhe qual o partido tem mais condições de fazer uma coalizão e o indica para que forme um governo. Após essa indicação o partido deve buscar fazer coalizões de modo a ter pelo menos 61 participantes da Knesset que o apoiem. Isso feito, o líder do partido indicado pelo presidente torna-se o primeiro-ministro.

    Nas últimas eleições, o Kadima ganhou o maior número de cadeiras (28), seguido de perto pelo Likud (27). Contudo, o presidente Shimon Peres após se reunir com os líderes dos partidos indicou o Likud para formar a coalizão. Isso ocorreu porque o bloco chamado de direita (formado por Likud, Shas, Israel Beiteinu e outros partidos religiosos) obteve 65 cadeiras.

    Nesses últimos dias, Benjamin Netanyahu, líder do Likud, vem negociando com diversos partidos em busca de uma coalizão. Os últimos dias de negociação vêm indicando que tanto o Avodá quanto o Kadima não aceitaram as propostas do Likud para a formação de um governo de união nacional com ampla maioria (poderia ter mais de 90 cadeiras). Com isso, os especialistas apontam que a coalizão deve fechar com Likud, Shas, Israel Beiteinu e mais um partido religioso.

 Resultados das eleições: 

Partido

Votos

Percentual

Número de cadeiras

Kadima

758.032

 22,47%

28

Likud

729.054

 21,61%

27

Israel Beiteinu

394.577

 11,70%

15

Avodá

334.900

 9,93%

13

Shas

286.300

 8,49%

11

Iahadut Hatorah

147.954

 4,39%

5

Ta´al

113.954

 3,38%

4

Haihud haleumi

112.570

 3,34%

4

Hadash

112,130

 3,32%

4

Meretz

 99.611

 2,95%

3

Habait haiehudi

 96.765

 2,87%

3

Balad

 83.739

 2,48%

3

Total

 3.416.587

 100%

120

  O fato de o número de votos e o percentual do número de votos não somar a quantidade total, se deve ao fato de que há vários partidos que não conseguiram o mínimo de 2% para participar da knesset, além disso, há votos anulados e em branco.


Frases de Hanalá           

Não sei se todos sabem  mas a Hanalá é o espaço dedicado a importantes discussões da tnuá, é aqui  o cérebro do nosso movimento juvenil. Passamos horas discutindo temas fundamentais e em meio a tantas reflexões, sempre acaba saindo algumas pérolas das ricas bocas de nossos peilim. Aqui vão algumas delas:

Zé referindo-se ao calor que fazia no seminário de madrichim:
- Hanalá em baixo d'água é o que há!

V.gordo, ainda um pouco confuso:
-A Chazit vai começar esse sábado?
Então  Duda responde tranquilamente.
-Não, não quinta.

Depois de horas pensando em um projeto para camiseta da Chazit nesse semestre,o nosso artista Xumi começa a expressar suas idéias:
-Poderíamos fazer uma camiseta com o símbolo da Chazit bem grande na frente mas que ao mesmo tempo fossem milhares de desenhos formando esse símbolo, tipo uma ilusão de ótica, de longe o símbolo e de perto muuuitos desenhos. O que vocês acham?

Dinho diz:
- Tudo bem, David Copperfield

Leon chega gritando na Hanalá:
- Cadê minha ex namorada?


Comentários Esportivos por Marco Allan Brado           

   
Olá galera! É Nói? As férias acabaram, é verdade, mas estamos de volta cheios de pilha e carisma pra vocês. Como de costume, os peilim da chazit tiveram, na semana passada, um super seminário muito alaivre.

    Agora que nossas rotinas estão restabelecidas, um dos velhos e bons prazeres de quase todos é jogar futebol, ou muitas vezes tentar (Vitor-Iachad), antes da grande hora que é o mifkad. E, como não poderia ser diferente, tivemos uma bela pré-temporada no La Toma (sítio onde foi o semi dos peilim) para ver quem é que vai se destacar este ano nas quadras do colégio. E, como de costume, ele mais uma vez roubou a cena, embaixo de um calor superior a 30º, Duda (Iechidim) correu, fez gols, deu assistências, deixou o Otávio (Iachad) tonto, enfim foi um Leon dentro de quadra. Ano que vem tem a copa e ele está demais, pedindo passagem.

    Não sei se é do conhecimento de vocês chazitianos, mas a Chazit Arena SJ já está em construção, para que a FIFI (federação internacional de futebol israelense) analise as suas condições para um eventual jogo da seleção, ou para a Copa 2014.

    Desde 2002, a chazit vem trabalhando forte a sua categoria de base, e revelando craques como Pedrão (Chazakim), Natan (Iekarim), Flavinho e David (Solelim), Dudu Matos (Shachar), entre outros jovens talentos. Esses e outros, muito em breve, vão estar explodindo na Europa e desbancando craques já consagrados.      

    Para os próximos sábados do semestre, teremos novidades para aquele que se destacar na cancha externa, ou no ginásio. Aquele que fizer mais de cinco gols por sábado, terá o seu nome e sua foto em destaque nas edições seguintes do Iton. Esse será o bola cheia da chazit. Para você que está lendo o Iton, e que estava achando injusto essa novidade, fique tranqüilo, porque teremos também o destaque negativo dos sábados, para aquele que não tem intimidade com a bola, que erra gols incríveis; este será o bola murcha da chazit, que terá seu nome e foto em destaque no Marco Allan Brado do Iton seguinte.
   
   
Era isso galera, é nói, até semana que vem. 


Entrevista com o Novo Mazkir!

Atenção para a entrevista exclusiva, única e em primeiríssima mão do nosso novo Mazkir!!!

    Primeiro de tudo, seu nome completo é?
   
Daniel Reschke Engelman

    O famoso “Engen”. E a sua idade?
   
19 quase 20 na flor da idade.

    Nossa! Esquentamos a nossa entrevista! E a Ocupação?
   
Estudante de Direito e mazkir da melhor tnuá do mundo!!

    JAZZ! E como está o coraçãozinho, o estado civil?
   
Casado!!!

    UAU! Senti comprometimento! O que mais gosta de fazer no tempo livre?
   
Secar o grêmio na vaadá secariot!

    É, cada um com as suas preferências. Mas o que será que o mazkir mais gosta de comer, hein?
   
Picanha bem bem bem BEM  mal passada...E picles!

   
OPA! Eclético! Mas voltando àquele assunto do estado civil e tal, o que tu usa para estar beeem cheiroso na hora de ver o amorzinho?
    Desodorante Adidas. E passo um gelzinho no cabelo também...

   
Olha só! Além de ser um líder, ele é um líder que se arruma e cheira muitíssimo bem! Bom, já disse que seca o Grêmio, o time é bem deduzível, né´?
   
Claro que é o
Internacional!

   
E além dos jogos do teu time, tenho certeza que tu assiste outros programas de TV. Qual é o favorito?
   
Um maluco no pedaço. Gosto de Faustão e Luciano Huck também.

   
E já que estamos com um “TV maníaco”, qual é o filme que te trás bons momentos?
   
Borat. Eu AMO Borat!

   
Diga, Mazkir, tens algum sonho?
   
Está se concretizando agora.

   
Óh, que meigo! E seguindo a linha introspectiva; qual é a sua filosofia de vida?
   
Acho que nunca devemos duvidar do nosso potencial...

    Bom, chegou a hora que ninguém queria, estamos nos despedindo...Ai, gente, cá entre nós, não um amor esse Engen??? BEIJÃO A TODOS!

Entrevista com o Chanich

Olá.
Olá.

Nome/apelido? Felipe tetelbom ou vulgarmente batata

De onde veio esse belo apelido? Quando eu era menor, vivia falando “batata”. Um belo dia, o Sr. Anipe me chamou de batata e assim ficou.

Claro, ao vencedor, as batatas. E o que gostas de fazer? - Entrar no msn, ps2 (se referindo a jogar o referido video game), jogar bola e me divertir.

Perfeitamente.Mas de música, o que ouves? Jack johnson, Bob , papas (Marley e da língua, respectivamente) e muitos mais.

Um gosto bastante eclético, nao? Até por demais, neh madrich? (referindo-se provavelmente a uma terceira pessoa, talvez a Rê).

No campo da filmografia, o que te atrai? Os Infiltrados, Plano Perfeito, Click

O que é a chazit pra ti? Como todos os entrevistados costumam falar e eu concordo plenamente, UM SENTIMENTU QUE ME FAZ AMAR, CHAZIT HANOAR.

Assim sendo, conte-nos um pouco sobre alguma experiência sua nesse movimento, que te faz amar. O sentimento é tão grande que ao cantar o hino ou cantar qual quer grito lacrimejo, me emociono.

Qual sua comunidade favorita do orkut? Não tenho orkut, mas a melhor é “Pato é moda, Saja é... legal!

Aniversário? 4 de setembro, mesmo dia do querido Pato (in memorian)

Sonho? Aproveitar todos os momentos da vida, o máximo que puder.

Muito obrigado Batatinha, durma com os anjos. De nada. Sonha com os anjos, ou com a mordim.

Ps.: Apenas para não restar maus entendidos, o referido Pato (in memorian) encontra-se vivo e muito feliz na terra de Israel, gozando da mais perfeita saúde.
 


Aleatorius

    BEM-VINDOS MEUS LEITORES!!! Sim, voltou, o ALEATORIUS, o melhor caderno sobre a aleatoriedade no Brasil & América do Sul!

    Pois é, o ano recomeçou e com ele, a maravilhosa Chazit Hanoar. Dei uma olhada no quadro de madrichim e ele está genial! Espero que estejam aproveitando.

    Mas vamos ao assunto de hoje (ai, que saudades de escrever isso!!):

ADIVINHE O FILME:
Robin vivia enchendo o saco de seu irmão caçula. Ate que este contou tudo para a sua mãe. Qual e o nome do filme ?
Resposta: BATE MÃE, EM ROBIN

Para comprar uma bola, um homem teve que escolher entre a vermelha e a azul. Ele escolheu a vermelha.
Qual e o nome do filme ?
Resposta: LARGOU A AZUL

Numa cidade havia muitas motos Yamaha e só duas Honda.
Qual o nome do filme?
Resposta: POCA HONDAS (absolutamente sensacional)

Um menininho tinha um gatinho chamado Tido, que toda noite dormia num cestinho. Um belo dia, o menininho foi procurá-lo e não o achou.
Qual o nome do filme?
Resposta: O CESTO SEM TIDO (YABADABADOO!!)

 

Um grupo de meninos e meninas ia num lugar toda semana à tarde para terem os melhores momentos de suas vidas.

Qual o nome do filme?

Dica: O lugar é na Protásio Alves, esquina com a São Vicente!

Dica 2: Era sábado

Dica 3: A PILHA DAS KVUTZÓT PRESENTES ERA DEMAIS!

Dica 4: Não precisa mais...

UHUUUUUUULLL, Bom semestre À TODOS e MUITA PILHA GURIZADA!!

 



Até mais!!

Copyright © 2003-2009 Chazit Hanoar Hadrom Americait. All rights reserved.

 

 

CHAZIT HANOAR

Chazit Hanoar

Porto Alegre

 PORTO ALEGRE