Nesta seção você pode ver o jornalzinho da Chazit numa versão on-line. Isto serve para você que faltou ao sábado, perdeu seu iton, está viajando, está com saudade de um iton antigo ou apenas com preguiça de ir até a sala pegar o Tachazit.
EDITORIAL
Caros jovens, estamos aqui com a super hiper segunda edição do iton! Este iton sai sem dúvida em um data de extrema importância para a chazit, pois é o dia em que está sendo oficialmente lançada a campanha - Faça Barulho, Salve Darfur, na qual contamos com a ajuda de todos para fazer barulho.
Outro motivo pelo qual o dia de hoje está sendo emblemático é que ele poderá ser visto hoje por todos vocês, queridos chanichim. Mas de quem você está falando??? Ohhhhh..... Sim, ele mesmo nosso peil Mekomi Tuka ou para os íntimos Arthur Benchimol. Um jovem do Rio de Janeiro, que se criou nos jardins da Chazit, neles cresceu, tornando-se homem de grandes ideais, por 2 anos educou de forma intensa e apaixonante seus chanichim cariocas indo em seguida para o Shnat, onde viveu um ano de beleza inenarrável. Em sua volta ocupa diversos cargos, entre eles o de maskir continental e agora, no ápice de sua sabedoria e juventude assume como peil mekomi de Porto Alegre. É ver para crer.
Ainda nessa edição do iton, estreamos a nossa nova seção judaica com grandes ensinamentos judaicos para todos. Que começa hoje com um dos temas mais falados de nossa religião, a Cashrut. É jovens, cashrut a lei dietética judaica. Afinal, vacas são vacas, frangos são frangos e para cada um, precisamos de um processo especial para que seja casher
Indo ainda nestes embalos de sábado à tarde nosso iton sai com textos de grande excelência, nos quais apresentamos de maneira bastante interessante uma visão de mundo no mínimo pessimista, na qual situações de nosso dia-a-dia são, bem, por assim dizer, postas de uma forma carismática. Mas afinal, quem nunca notou que a fila do lado sempre anda mais rápido? Para os mais desavisados foi um tal de Murphy o primeiro a notar esse detalhe mundano.
Na nossa grande seção Chazuka, várias dicas de moda que talvez não devam ser seguidas, mas não custa conferir, as fotos pelo menos são lindas. Há ainda uma grande entrevista com Helen, Heleninha da Iechidim, na qual ela abre o jogo e fala de maneira entusiasmante sobre sua nada mole vida. É sem dúvidas uma garota de futuro, bom, mas também de presente e por último mas não menos importante, que tem também um passado. Inacreditável
Eras mais ou menos isso, agora é só virar a página e aproveitar a leitura, ou como diria nosso Marco Allan Brado, matar no peito, chutar em gol e partir pro abraço.
Aproveitem o dia, Carpe diem.
“Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar”
Carlos Drummond de Andrade
Piras, rosh iton.
Entrevista com o Madrich
-Olá queridos chanichim! Comecemos mais uma linda entrevista:
-Diga-me querida, o seu nome:
Helena.
- Helena de Tróia?
Helena aspesi martinez
- Ahh sim sim, informações completas são as melhores
- Agora, que a conversa esquentou, diga-me a sua idade.
16 anos.
-Idade de ouro essa! Boa pra ouvira que música?
Don’t Worry, Be Happy do tio Bob.
- Grande Bob Marley, boa era a música, o cheiro do cara não devia ser muito agradável... O que a senhora usa para não cheirar como Dreads do Bob?
Vários perfumes, dizem que eu tenho um cheiro forte!
- Quem diz?
TU!!!
- Eu? Que seja, mudemos de assunto: me diga com o que a Helena enche o bucho?
Massa, arroz, feijão, bife, strogonoff,batata frita e nescauzinho.
- Prato de caminhoneiro seguido de bebida de macho
Ah, eu gosto de escargot (lesmas) tembém.
- Uh, que nojinho, lesmas cozidas não parecem algo muito agradável...
- Teu signo?
Touro! Adoro essas coisas!
- Esotéricas?
Sim, eu tomo florais!
- Que legal...Bruxarias a parte, um recado para os garotos?
Não.
- Hm claro, conheço esse teu tipinho... Um filme e um livro que tu gostas.
Os batutinhas (eu via toda semana) e Harry Potter
- Então jovem, uma frase que te faz pensar:
O que não me mata me fortalece (e engorda)
- É mesmo? Essa é nova...
- Para acabar, o que é a Chazit pra ti?
É uma parte da minha vida que me faz cada vez mais apaixonada por esse mágico movimento
O que é Cashrut?
Muitas pessoas conhecem como "casher", "kosher", "cashrut", etc. Outras nem sabem do que se trata, pois jamais ouviram falar. Casher quer dizer : um produto apto, que está apropriado ao consumo, isto é, que preenche todos os requisitos da dieta judaica. Cashrut é o conjunto destas leis outorgadas por D'us ao povo judeu através do recebimento da Torá no Monte Sinai.
Cashrut pertence à categoria das mitsvot, às quais nenhuma explicação racional é dada na Torá. Ela descreve os tipos de alimentos que a lei da Torá declara adequados à ingestão, assim como a maneira pela qual devem ser preparados.
A cashrut foi instituída por D'us por razões que só Ele conhece. As leis da cashrut, com certeza, ajudam à saúde física da pessoa, mas não é este seu principal objetivo. Elas ajudam a tornar possível a ligação entre alma e corpo, alma e D'us.
Nossos sábios ensinam que o lar de cada judeu é como um "pequeno Santuário", um local de morada da Presença Divina; e a mesa de refeições é comparada ao altar do Templo Sagrado. O maior cuidado deveria ser tomado para que somente o que estivesse de acordo com a lei judaica fosse ofertado sobre o altar do Templo. Da mesma maneira, devemos cuidar para que somente o absolutamente correto seja trazido à nossa mesa - o altar em miniatura.
Leis da Cashrut
Para uma carne ser considerada casher ela deve ser de um animal ruminante e que possua cascos fendidos. Ex: Vacas.
Para uma ave ser Casher ela não pode ser de rapina ou se alimentar de carniça. Entre as aves Casher estão incluídas as espécies domésticas de frangos, patos, gansos e perus.
Além disso o animal ou ave deve ser abatido e examinado de acordo com as normas alimentares da Torá por um Shochet, uma pessoa temente a D-us e perito altamente treinado no abate Casher. O shochet está capacitado para abater o animal de forma que ele sofra o mínimo possível.
Quanto aos peixes devem possuir escamas e nadadeiras. Todos os demais frutos do mar estão proibidos.
A Torá proíbe a ingestão de vermes e insetos, vivos ou mortos. As verduras, frutas e hortaliças devem ser minuciosamente examinadas. Entre as verduras incluem-se folhas (alface, agrião, espinafre, couve, couve flor, brócolis, etc), grãos (feijão, lentilha, grão de bico, milho para pipoca, etc) e frutas (morango, maçã, etc).
Para o leite ser casher deve ter sido extraído de um animal chasher sob a supervisão de um mashguiach, judeu praticante temente à D-us.
Além disso é proibido misturas leite com carne (incluindo aves) na mesma refeição. Quando se come carne se espera 6 horas para comer leite, e quando se ingere leite se espera 1 hora pra comer carne.
Os demais alimentos: cereais, frutas, verduras, ovos, peixes e etc são considerados parve (neutros) e portanto podem ser ingeridos junto a carne ou leite.
Cabe notar que este texto não apresenta todas as leis de cashrut, apenas algumas. Além disso, representa uma visão de judaísmo e não todas, tendo cada corrente judaica a sua interpretação das leis da cashrut.
Fonte: http://www.visaojudaica.com.br/Principal/Religiao/datas/cashrut.htm
Gueibe, não tente imitar o Wesley com shorts acima do joelho,definitivamente não são in.
Chazakim provam que montinho nunca cai em desuso.
Piras desfilando seu modelito com listras brancas chamativas: mandou ver, jovem!
Gurias da nehurim aproveitando alaivremente o sábado!
Tosco e suas mantinhas xexéis mandando ver! Dessa vez os detalhes marinho fecharam com o moleton sempre fashion da chazit!
Betinho e a antiga cabeleira – in memorian. As garotas aprovam o novo corte bonde dos carecas, muito mais a ver com a próxima estação!
Frases de Analá
Zé:...E o tema do estrogonofe na machané?
Engien: A Dona Dalça sabe mais que a gente sobre isso!!
Engien (após um silêncio momentâneo): Sugere uma sugestão aí Leon.
(boa...)
Leon: Quem vai levar bolo na feira da WIZO?
Engien: Eu!
Ju E: Cala boca Daniel! Eu que vou levar!
Sóbis: Tá bem claro que a família Engien está dividida em dois grupos.
Phantom: Vocês sabiam que a vó do tosco cobra 15 pila dele pra fazer bolo pra Chazit?
(o mundo é dos espertos)
Beto: Bah Kiko, eu queria ser que nem tu...
Kiko G. : Tem que malhar muito pra isso.
P.S. Não confunda: Kiko G refere-se ao Daniel Goldsztein, madrich de Mordim e não deve ser confundido com Kiko R, vulgo Henrique Raskin.
Aleatorius
E para vocês, as Leis de Murphy
1. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
2. Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.
3. Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.
4. Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.
6. Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada.
7. Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para: a) interpretá-lo mal. b) falsificá-lo. c) dizer que já o tinha previsto em seu último relatório.
8. Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.
9. Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série.
10. Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é ruim, acontece.
12. As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível do aparelho.
13. Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você jogar fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.
15. Quando te ligam: a) se você tem caneta, não tem papel. b) se tem papel não tem caneta. c) se tem ambos ninguém liga.
16. A Natureza está sempre à favor da falha.
17. Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável.
18. Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar.
19. Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua
frente e provocar uma canelada.
20. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda provocará mais
destruição do que se deixássemos o objeto cair naturalmente.
21. A única falta que o juiz de futebol apita com absoluta certeza é aquela
em que ele está absolutamente errado.
24. Toda solução cria novos problemas.
26. Você nunca vai pegar engarrafamento ou sinal fechado se saiu cedo demais
para algum lugar.
27. Os assuntos mais simples são aqueles dos quais você não entende nada.
28. Dois monólogos não fazem um diálogo.
29. Se você é capaz de distinguir entre o bom e o mal conselho, então você não precisa de conselho.
30. Ninguém ficará batendo na sua porta, ou telefonando para você, se não houver trabalho algum a ser feito.
Copyright © 2003-2007 Chazit Hanoar Hadrom Americait. All rights reserved.