Nesta seção você pode ver o jornalzinho da Chazit numa versão on-line. Isto serve para você que faltou ao sábado, perdeu seu iton, está viajando, está com saudade de um iton antigo ou apenas com preguiça de ir até a sala pegar o Tachazit.
EDITORIAL
Caros chaverim, chanichim, peilim, pais, ex-peilim, convidados – todos.Casparroto
Oi chazit, os tempos mudaram, me desculpem, mas os chanichim atuais não são mais como os de antigamente no sentido amoroso (jogador do Grêmio).
É amigos, o tempo voa, semana passada estava eu vestido de André do bar brincando com o celular novo dele, tirando fotos dos alunos do colégio, como de costume (poucos sabem desse “pequeno detalhe”). Eu, como nos velhos tempos de casparroto, imperceptível, quando entre uma foto e outra de celular, aciono o zoom, focalizo e vejo um casal novato se beijando, no maior “déds” lóve, são eles, Lucas (o craque mirim da Iachad) e sua companheira muito fiel, Fê Faertes (Iachad). Bom saber que novos casais estão chegando. Já estava na hora de parar com aqueles velhos, que eu já tinha cansado de falar, vou tentar parar de falar neles, mas parece um vício, Kim e Mathi (incendiando as gatinhas), Bruna e Azeitona (cuidado com o caroço).
O lema do casparroto tinha que ser: “casais novos são a alegria da freguesia, não vendo fiado, favor não insistir”.
Depois desse lema e de um novo casal, partimos para outro mais que inesperado. Resolvi me inspirar e me vestir de Formiguinha Z e entre várias caminhadas, vários formigueiros passados, minha ótima visão acha Mauro (o famoso curitibano da Chazakim) junto com sua apaixonante “pegada” Marina (a famosa Tabas da Chazakim) na maior azaração. Quando vejo que tudo está bem e minha localização, no braço do Mauro preparando para picá-lo, melhor ainda, recebo um tabas (ou seria tapa) daqueles e caio no chão, resultado: vou em busca de outro casal e de uma fantasia melhor.
Em clima de feriados de Pessach e de Eliahu Anavídeo, nada melhor do que um cineminha para achar casais novos. Me visto de pacote de pipoca, é isso mesmo, um pacote de pipoca salgada com manteiga e entro em todas as salas possíveis e até nas impossíveis de cinemas de Porto Alegre e o que encontro? Decepção, nada mais! Não encontrei um casal sequer em todos os cinemas. Tentativa falhada. Decepção da freguesia. Desanimação do Casparroto.
Parto para outra, fazer o que... Consegui uma fantasia perfeita de celular e entrei na bolsa da Julia Cardoni (Iechidim) para ficar sabendo do vai-vem, do fla-flu, do bate-rebate, do separa-junta que andava o romance dela. Vocês não têm noção da minha felicidade quando recebi uma chamada a cobrar do namoradinho apaixonado querendo reatar o romance! Foi perfeituuu, emocionante!
Como já diziam nossos ancestrais, kvutzá de nome novo, vida nova. Balagan chegou com tudo, em meio há uma grande bagunça, provocada pela eufórica torcida colorada, me visto de radinho de pilha e parto para o jogo do Inter. Chegando lá, fui vendido para sabem quem? É ela mesmo pessoal, a tão querida Rafa Hess(Balagan), só que na hora de pagar o rádio, meu espanto é gigante ao perceber que ela estava acompanhada pelo seu namorado Dani(Balagan) que fez as honras da casa e pagou o radinho, óóó que amor...eles são tão bonitinhos...
Amigos e amigas, chanichim e chanichót, inimigos e inimigas, me despeço desse Casparroto mágico dizendo que ele só depende de vocês.
Pensem bem antes de fazerem qualquer coisa, perguntem pro maskir, peçam ajuda pro Iehuda, não sei, mas namorem, fiquem, se divirtam para fazer essa vida valer a pena.
Um beijo grande pra vocês e um recadinho para os namoradores de plantão: Nunca esperem nada do casparroto...
E ai galera! O futebol da chazit está às mil maravilhas... e falando em mil nosso estimado Phanton marcou seu milésimo gol na carreira no grande Chazit Stadium. Como todo grande time começa pelo goleiro, o pequenino Jaime(Nitzanim) não deixou por menos e mandou ver no gol.
Seguindo nos destaques do futebol chazitiano Bê(guiborim) vem mostrando seu belo futebol e marcando verdadeiras pinturas, mesmo sem saber se é gremista ou colorado.Na dupla de zaga, estão dois verdadeiros quebradores de bola, a bola passa mas o jogador não.Fabio (Nehurim) e Litwin ( Ofakim) bateram o recorde ao isolar 67 bolas no sábado.
Sempre demonstrando qualidade na canhotinha, com chutes potentes, ele, Silveira (Amelim) foi promovido ao time de madrichim que conta com as ilustres presenças de Piras e Engien. O meio campo é o lugar dos craques, com a dupla DD: Dan (Amelim) e Dan ( Madrich de Solelim), que vão levando o time inteiro ao ataque.
Lá onde tudo se resolve, a grande área, estão: João Sóbis(Madrich de Amelim) e Pedrinho(Guiborim) que demonstram grande entrosamento no mifkad. Por outro lado, os destaques negativos deixam todos tristes, e parece que vão assassinar o futebol arte. Ricardinho e Guto mostram que realmente o futebol não é com eles.
Assim, espero que as gerações chazitianas consigam manter o nível futebolístico, trazendo alegria e diversão a todos.
Aproveitem o Eliahu Anavideo que com certeza marcará épocas.
Entrevista com o Madrich
Bruna diz, ao saber que vai ser entrevistada: ai, que emoção de verdade ...avisa pra eu me preparar..Entrevista com o Chanich
ENTREVISTAMOS A CHER!!! SIM, NOSSAS ENTREVISTAS DESSA EDIÇÃO SÃO DA CHER & CHER..HEHEHE
Caros Chaverim, bem vindos ao Eliahu Anavídeo.
Eai galera, nestas semanas que passaram, nós da vaadat kehilatit fizemos as entregas dos alimentos arrecadados na nossa SUPER CAMPANHA DE PESSACH, que foi um sucesso! Na quarta-feira, 18 de abril, doamos mais de 50kg de alimentos não perecíveis, todos recolhidos na Chazit, para o Asilo Padre Cacique. Esta entidade é mantida apenas pelas contribuições da comunidade. A instituição visa abrigar e proporcionar uma vida melhor para idosos com carência social e econômica que não possuam família ou estejam precisando de ajuda. Esta entidade existe desde 1892 e hoje abriga mais de 150 idosos. A idosa mais velha completa 107 anos agora em 2007! É um trabalho muito bonito que a Chazit teve muito prazer em contribuir.
Aleatorius Hoje, algumas frases e pensamentos cretinos que sempre é bom conhecer:
Copyright © 2003-2007 Chazit Hanoar Hadrom Americait. All rights reserved.
Entrevistador: Cher. qual teu nome cher?
cher: Cher. Na verdade é o apelido, mas serve de nome.
Entrevistador: Espertinha, hein cher! E quantos anos tens?
cher: 12.
Entrevistador: Alguma coisa de muito especial ocorreu na tua vida nos ultimos 4,5 dias?
cher: Não me lembro.
Mentira!! Certo que deve ter algum segredo muito secreto!!!
Entrevistador: Tá...diga 3 coisas que são muito importantes na tua vidinha:
cher: Amigas, chazit, família.
Entrevistador: Bonito, bonito, essa garota sabe o que é bom.
cher: Ehehe ouié
Entrevdtador: Qual a musica que te faz lembrar daquele gatinho hein?
cher: ok, deixe-me ver... Pensando em você-Pimentas do reino, Pink-U Ur Hand & Who knew, Juanes-Para tuAmor, Keane-Somewhere only we know, Skank-Mil acasos...
Entrevistador: Ta, ta, ta ótimo, bem especificado...hehehe....tu te achas uma pessoa perfeccionista?
cher: Não, nem um pouco...
Entrevistador: Tu preferes ser toda errada? Hehehe, brincadeirinha, eu entendi.
cher: Não, eu prefiro ser do jeito que eu sou.
Entrevistador: Ooooh...bela resposta, gostei, digna de cher. E tu te achas romântica?
cher: Quando eu quero e com quem eu quero, sim!
Entrevistador: Ui! Ta cher, agora eu vou perguntar uma coisa em uma palavra e tu deves responder em uma palavra também, ok? Amigos.
cher: Essencias
Entrevistador: Namorado
cher: Coração
Entrevistador: Banho de chuva
cher: Belezura
Entrevistador: Chazit
Cher: sentimento
Entrevistador: Valeu cheeer, tu és muito legal!
Eliahu Anavídeo
O Eliahu, nada mais é do que um grande festival de filmes judaicos feitos por nós, chanichim e madrichim da
Chazit. Ele chega agora a sua 5a edição com ainda mais novidades e surpresas para todos.
Nas 4 edições anteriores, o Eliahu tratou dos 20 anos da chazit, histórias bíblicas, traillers de filmes judaicos e a história de Israel através da música. Ao longo destes anos muita coisa mudou, os filmes deixaram de vir em fitas para aparecerem diretamente do computador, ficaram mais nítidos e claros, nós crescemos e tiramos de cada uma das edições novos aprendizados.
Neste ano, o tema central é contos judaicos. Assim, cada filme tratará de um conto judaico, tendo sempre no fim uma mensagem, um valor que nos é transmitido por sua história. Alguns dos contos são narrados no Talmud, enquanto outros vêm de grandes escritores judeus. Assim, todos nos levam a conhecer melhor a tradição e a literatura judaica de modo divertido.
Certamente, a noite do Eliahu Anavídeo é uma das mais emocionantes do ano chazitiano. Todo o trabalho de filmagem, edição e organização do evento chegam ao clímax. É uma noite que precisa ser perfeita, desde o momento em que todos chanichim chegam alegres cantando gritos da chazit, até o momento em que no meio da apresentação a música pára e alguém precisar continuar cantando, como se nada tivesse ocorrido.
Desde já, parabéns e muito obrigado a todos os que de alguma forma contribuíram para que hoje, pudéssemos estar aqui reunidos para o Eliahu. Obrigado aos nossos atores, roteiristas, editores, jurados, organizadores, decoradores, pais, chanichim apresentadores e amigos.
Tenho certeza que todos terão uma grande noite de diversão, emoção e aprendizagem. Aproveitem o espetáculo.
Que comece o festival!
Vaadat Kehilatit
Mas não foi só isso, na sexta feira, 20 de abril, a vaadat fez outra doação também proveniente da nossa SUPER CAMPANHA DE PESSACH. Doamos 40 litros de leite para a Fundação Pão dos Pobres, uma instituição educativa que visa dar oportunidade de educação a jovens pobres. Estes jovens entram na entidade por volta dos 6 anos e aos 18 saem de lá com o colégio completo e com uma profissão. Hoje, a casa conta com mais de 250 jovens internos e por volta de 100 que só estudam lá.
Bom galera é isso, muito obrigada pela coperacao de todos na nossa campanha e ate a proxima, continuem ajudando porque juntos nos podemos fazer muito!!! Chazak ve ale!
Vaadat Kehilatit Contato rosh vaadat: Laura:84072030
Aqueles que estiverem interessados em conhecer melhor esses projetos, o link dos sites é:
http://www.asilopadrecacique.org.br/
http://www.paodospobres.org.br/index.htm
- Quando um não quer, dois não brigam, mas um apanha.
- Afogamento é uma coisa que deixa a gente com água na boca.
- O amor é cego, mas o casamento devolve a visão.
-Quando sentir um vazio dentro de você... Coma, porque deve ser fome.
-Tudo na vida passa, até a uva passa!
-Eu queria morrer igual ao meu avô, dormindo bem tranquilo... e não gritando desesperadamente, como os 40 passageiros do ônibus que ele dirigia.
-Deus dai me paciência para aguentar meu chefe, porque se me der força eu bato nele!
-Se as portas da vida se fecharem para você, não fique triste... pule a janela!
-Qualquer cogumelo é comestivel, mas alguns apenas uma vez!
-Quem não arrisca é porque não tem caneta.
- A esperança e a sogra são as últimas que morrem!
-Devagar se vai ao longe... mas demora um tempão!
-Se meu dinheiro falasse ele diria: Fui!
-Quando levar um chifre e pensar em pular de um prédio, lembre-se você ganhou chifres e não asas!
-Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... não é bonito mas é profundo!.
-Nunca confie numa mulher que diz a sua verdadeira idade. Se ela diz isso é
capaz de dizer qualquer coisa.
-O mundo precisa de mais gênios humildes! Hoje em dia somos poucos...