Iton Online

            Nesta seção você pode ver o jornalzinho da Chazit numa versão on-line. Isto serve para você que faltou ao sábado, perdeu seu iton, está viajando, está com saudade de um iton antigo ou apenas com preguiça de ir até a sala pegar o Tachazit.




 

Editorial           
 
          
    
Começo esse editorial parabenizando os gloriosos vencedores do chodesh!! Parabéns Kovshim e Ofakim, por todo esforço e sorte que garantiu a vocês essa vitória. Parabéns também para todas as outras kvutzot da Chazit que lutaram até o último minuto pela vitória e deram o máximo de si por esse campeonato. E afinal de contas o que importa é competir! E além de tudo todos nós aprendemos de montão!

     A festa de fim do chodesh aconteceu dia 17 de novembro na se de nosso parceiro-para-todas-as-horas Centro israelita. Foi demais, muita alegria, diversão e deusulivre! A kvutza shnat 2007 fez uma enxuta, mas como é inerente a ela, cheia de carisma apresentação. Teve direito até de show de pirotecnias do nosso Roger..As kvutzot vencedoras comemoraram muito, ainda mais por que o prêmio pela vitória foi um churras!!!

     Mas agora, vem chegando mais uma grande atração desse semestre: a machané! Melhor que deusalaivre de férias, mais doce que batata doce, mais divertida que a Disney World e mais engraçada que o Roger fingindo andar na lama! Mais uma vez ela vai se realizar no nosso amado sítio São Luiz e será nos dias 30 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro. A Ofakim terá sua última machané local como chanichim e dará peulá domingo de manhã! A Sharsheret(kvutza shnat) se despede das peulót  antes do shnat!Todo mundo lá!!!Vai estar inesquecível! Peça uma inscrição para o seu madrich!

     Quanto ao iton dessa semana, traz um belo conto de um dos maiores escritores da história: Franz Kafka, na sessão aleatorius. As mais novas notícias de Israel estão na sessão com o mesmo nome, as notícias do futebol estão no Marco Allan Brado e uma retrospectiva das fofocas do ano no Casparroto. E muito mais!!

     Nesse iton me despeço do cargo que honrosamente ocupei por um ano(Rosh Iton). Ano que vem estarei no shnat aproveitando e aprendendo muito, portanto não poderei mais ocupa-lo. Agradeço a todos vocês, amados chanichim por ter lido o nosso Tachazit durante esse ano. Dei o máximo de mim: espero que tenham gostado.

Denis Axlerud Saffer (Rosh Iton)


Casparroto
                
De antemão queria parabenizar a edição
Alerta e de olho no andar da situação                
Sempre em busca da informação quente           
Procurando, hum?? Essa gente inocente.

Os chanichim da chazit que lêem esse jornal,
Tenho certeza que em casa só escutam
Charlie Brown.

“Mas eu nunca vi nenhuma mina como você”
Como Davi e Julia, nesse romance
Ninguém nunca vai vê

Mas, o que diria Luiza do meu amigo Marco?
Quando se encontram
Querem estar no mesmo barco

E como diria o véio gaudério,
Que aprecia tanto a erva mate
Mas não tanto
Quanto a Kim gosta do Mathi

E o Natan, então? Um dia ele me disse,
Que gosta de futebol,
Só não mais do que da Alice

Quando eu lanchando
Assistia à MTV
Vi o Mauro dizer pra Lerman
hum?? Gosto de ti!

E agora no final
Vou ficando sem stress
Vendo o paparico
Do Dani com a Rafa Hess

A Cathy pode gostar de um nariz
Mas eu nunca me esqueço
Do romance com o Luis

Teve um dia desse que eu saí pra pescar
Vi a Maira e o Teles Ih...
Já sei no que vai dar

Mas não posso esquecer do casal que vem à tona
Que diabo é isso, mas quem são esses batutas
Ele é queridinho e ela toda boladona.
Pode entrar amores é a Bruna e o Azeitona

E depois de tudo vou fazendo as malas
Dou um tchau pros truta e um tapa nos mané
Tão emocionado vou perdendo as falas
Faz joínha pra mamãe
No vemos na MACHANÉ!!


Notícias de Israel

    As últimas semanas em Israel foram agitadas, com bastantes acontecimentos importantes. Então, prestem atenção nas notícias abaixo chanichim.

    O grupo Hamas disse o outro dia que o objetivo dos foguetes Kassam disparados desde Beit Hanoun, é acertar a casa do Ministro da Defesa Amir Peretz. Já que estamos falando de ataques com Kassam, grandes prejuízos foram causados em zona industrial do Neguev após foguetes serem disparados nessa direção, não houve feridos.

    Nesses últimos dias, a Universidade Nacional Palestina An-Najah realizou uma pesquisa na qual 41% dos entrevistados disseram que pretendem emigrar da Faiza de Gaza. Ainda nessa pesquisa, 80% dos entrevistados disseram que são a favor de uma melhora na economia e na situação em relação e empregos. Também foi perguntado sobre a luta armada contra Israel, e 60% disseram que são a favor desta luta.

    A aglomeração de civis em torno das casas de dois supostos militantes palestinos forçou Israel a suspender os bombardeios que estavam previstos para ontem. O incidente ocorreu em torno da casa de Mohammed Baroud, líder dos Comitês de Resistência Popular de Beit Lahiya, no norte da faixa de gaza. Cerca de duas horas depois, o mesmo aconteceu com a casa de Mohammed Nawajeh, do grupo Hamas.

    O jornal britânico Sunday Times disse que o primeiro ministro de Israel, Ehud Olmert, deu ordens às forças de segurança para eliminar os lideres do Hamas. A decisão teria sido tomada a partir de pedidos de Amir Peretz, após um ataque palestino no qual uma pessoa morreu e duas ficaram gravemente feridas.

   
Os palestinos da Cisjordânia não poderão viajar em veículos de cidadãos israelenses sem uma permissão especial. A decisão entrará em vigor no dia 19 de janeiro e qualquer cidadão israelense que seja parado por forças de segurança transportando palestinos em seu veículo no território de Israel sem a autorização será penalizado. O Exército israelense explicou que a medida foi adotada para impedir que elementos terroristas se aproveitem das vantagens de viajar em veículos israelenses (de placa amarela) para infiltrar-se em Israel.

    Uma última noticia surgiu, seis pessoas foram detidas na Alemanha por suspeitas de quererem capturar um avião da El Al no aeroporto de Frankfurt. Os terroristas falaram com um funcionário do aeroporto ao que pretendiam pagar uma boa quantia em dinheiro. Não se soube mais informações sobre os suspeitos e também não se sabe oficialmente se tentavam capturar um avião da El Al.


Comentários Esportivos por Marco Allan Brado           

    Senhoras e senhores, meninos e meninas, pimpolhos e pimpolhas, está acabando o último sábado do ano. Agora, gurizada medonha, só tem a machané. Só a machané pra mostrar talentos futebolísticos, para jogar uma bola na chazit e, se bobear, sair no iton, e quem não gosta de sair no iton? Uma vez eu saí no iton e gostei.

     Andei pensando no semestre e vi que foram muitos os novos destaques no futebol da chazit. Resolvi montar um time pra jogar o mundial junto com o time do Abutre, que vai jogar contra o Inter, ou só pra ficar aí mesmo. Aí vai (aqui é o nosso gol, lá é o ataque):

                                                              Fê (solelim)

                                        Bê (omanim)                     Litwin (mordim)

         Litus (kovshim)                                                                                     João (nitzanim)

                                                             Davi (nitzanim)

                          Tiago (nehurim)                                     Biel (nehurim)

                                                            Gabí (solelim)

                             Mauro (kovshim)                                  João (omanim) 

    Eu sei que o Mauro não devia estar na lista, ainda mais como atacante, pois ele sempre joga no ataque, sempre passam pra ele, mas ele nunca faz gol. Nunca! Ele sempre chuta pra lateral. Mas ele disse que não é culpa dele e eu acreditei.

    Mas claro que não foram só esses que se destacaram nos campos da Chazit, contamos ainda com um grande elenco para o banco de reservas. Temos Marcelo, da Solelim, que jogou muito no chodesh, na reserva de Mauro, que certamente sairá. O Fí, da omanim, disputa a outra vaga no ataque com seu co-chanich, devido às boas atuações nos amistosos antes do chodesh. O Jonas da Guibô, reserva de Davi de volante, é uma boa opção, pois mantêm uma regularidade, jogando bem sempre. O Jaime da kovshim pode entrar em todas as posições, até no gol se Fê for expulso ou se machucar. Na reserva da Fenômena (Gabí), entra Salomão, mas só se ela não estiver em condições, porque é a Fenômena né. Para a zaga tem 2 opções no banco: Zé ou Mathi, ambos campeões do Chodesh. Para o meio-campo ainda tem Silveira ou Marcelinho.

    Fiquei sabendo que no sítio São Luís tem um campão de futebol. Entre uma peulá e outra, na machané, sei que vão acontecer vários jogos: desafios entre kvutzót ou todo mundo junto, que nem nos sábados.  Saibam que eu vou estar lá olhando, só olhando... E aproveitem para treinar num campo maior, porque lá não é futsal, é fut 7.


Entrevista com o Madrich (edição de aniversário da "Entrevista com o Madrich")

Estou com ele aqui por telefone, adivinhem quem: O embaixador da molecagem, da piruletagem, ele, o impagável...Pirula! AEEEEEEEEEE!!!

Então Pirula, qual teu nome verdadeiro, o de “batismo”? É Felipe Kautz.

Tá e fora o Pirula quais são teus outros apelidos? Ah tem Pipe e as variações tipo Pipanderson, Panela, Paçoca, Pirulito, Pamonha etc.;

Tá que bacana, mas o que tu faz da vida, qual teu ganha-pão, tua ocupação? Eu sou obviamente da Chazit, mas também sou escraviário em um escritório de direito, que é também o que eu faço na facul, trabalho no shill com as criancinhas lá. E tenho uma banda chamada Dingo Bells.

Essa banda tem pouco sucesso pelo que ouvi. Mas tem grande carisma!

Qual tua música, bandas até, preferidas? Não!! Isso é muito importante.

Ãhn? Tá então as cinco melhores da programação: Tá. Bitos, Pink Floyd, Jimi Hendrix e King Crimson.Éé, parece que o pirulito não sabem contar... eu disse cinco!

E quanto aos filmes, quais compõem o Olímpo cinematográfico pra ti? Hm...A trilogia do Senhor dos Anéis e Forrest Gump, um clássico moderno.

Qual tua página do orkut? www.orkut.com/pirula.htm

Tem um sonho em mente? Sim, que “Não exista guerra, nem fome e nem polícia” (Racionais MC’s)

Uma frase do teu cartucho; “Nasci pelado, careca e sem dente. O que vier é lucro.”

Inclusive coisas acima de 200 kg? Nah, quem gosta de beleza interior é decorador.

 Agora perguntas sem pé nem cabeça:

 O que te deixa com as mangas de fora? Qualquer coisa que tiver carne.

 Você tem idéia do que é ser pisoteado por um búfalo? Na verdade eu conheci isso na Expointer de 97.

 Eu tenho alergia à Blazer verde. Eu acabei de ver uma Blazer verde.

 O que se aprende vendo Discovery Channel? Que andorinhas africanas são as mais legais.

 Ok, até mais tchau. Tchau cara espero que no meu pouco tempo eu possa ter agradado.


Entrevista com o Chanich

Muito bem Muito bem;  Estão chegando ao fim nossas entrevistas. Foram muitas celebridades, pessoas de charme, luxo e hoje falo aqui com ela, que é um ícone de moda na chazit, praticamente uma camaleoa: Nossa querida Kim!

Oi Kim como tá essa vida? Oh, muito bem. Ando me divertindo muito e cada dia descobrindo novas coisas.

Tipo experiências com tinturas para cabelo? é é... Quase isso... Quis dizer mais para o lado da música, mas tinturas pro cabelo também servem. Encontrei uma hoje na farmácia que era linda...

Sim fazendo um breve histórico da tua cabeça eu diria que ela já foi Preta, Calabresa, Jambo e atualmente Ovo. Mas não interessa...

Poderias nos revelar qual teu nome verdadeiro, visto que Kim definitivamente é apelido ou nome artístico, pois nenhuma mãe em plena consciência colocaria esta quase onomatopéia no nome da criança... Ta, assim: sinto em lhes informar garotada... Mas o meu verdadeiro nome é... Kim.

Pausa. Silêncio. Respiração nervosa. Náusea. Euforia. Água. Respira... Bom, então é verdade o que dizem...

 Ok. Então "Kim" qual tua banda, música, feijoada favorita? Bom... difícil dizer. Eu que me digo uma fã fervorosa da música me exponho ao ridículo lhes informando que sou considerada uma ''eclética'', palavra essa que me causa desgosto, sem motivo algum. Sei lá sabe, eu gosto muito de Bjork (influencias da mamãe), aquela islandesa que canta um som indefinido... jethro tull, kings of leon e pink floyd. Claro que tem aquelas bandas de sempre como led zeppelin,beatles e etc.

Claro uma jovem normal de aparência normal e de gostos normais como qualquer outra de sua  idade. Perfeitamente compreensível. Ganha um biscoito!

Mas Kim: teus filmes favoritos,imagino que sejam As panteras, Moulin Rouge, Homem-Aranha? Quais são...? Não, claro que não caro entrevistador! Eu sou uma daquelas cinéfilas de carteirinha que curte um bom chaplin, godard, truffaut, almodóvar, kubrick... Entendes? Todos esses clássicos do nosso mundo. Gosto de filmes que tenham algo a passar sem ser um casamento ou duas amigas patys... Tem que ter algo por trás. Filmes cult sabe?

Mas óóóbvio! Perdão caro leitor eu imaginei que nossa amiga não fosse como as crianças normais, mas me engano. É perfeitamente normal gostar desses filmes em preto e branco na tua idade e em línguas que nem existem mais como o francês. Perdão...

Mas Kim já que tu és uma intelecta então nos brinde com uma frase bela para encerrarmos essa longa-breve entrevista. Vou pôr uma que se encontra no célebre livro de Jorge Amado, capitães da areia:

Não!!! São proibidas referências ao nordeste. Tá então vou pensar em outra..."Muitas pessoas são bastante educadas para não falar com a boca cheia, porém não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca'' (Orson Welles)

Claro, assim como eu qualquer pessoa da tua idade deve ter entendido perfeitamente essa frase. Bravo, Bravo! Cara Kim: Venho por meio desta lhe dizer que acabou...

Manda um beijo pro teu namorado que é ruivo (eu vi no Casparroto) e diz pra ele que a machané dele tá alaivre.

Aleatorius

O Brasão da Cidade

Franz Kafka

                No início tudo estava numa ordem razoável na construção da Torre de Babel; talvez a ordem fosse até excessiva, pensava-se demais em sinalizações,  intérpretes, alojamentos de trabalhadores e vias de comunicação, como se à  frente houvesse séculos de livres possibilidades de trabalho. A opinião reinante na época chegava ao ponto de que não se podia trabalhar com lentidão suficiente, ela não precisava ser muito enfatizada para que se  recuasse assustado ante o pensamento de assentar os alicerces.  Argumentava-se da seguinte maneira: o essencial do empreendimento todo é a idéia de construir uma torre que alcance o céu. Ao lado dela tudo o mais é secundário. Uma vez apreendida na sua grandeza essa idéia não pode mais desaparecer; enquanto existirem homens, existirá também o forte desejo de construir a torre até o fim. Mas nesse sentido não é preciso se preocupar com o futuro; pelo contrário, o conhecimento da humanidade aumenta, a arquitetura fez e continuará fazendo mais progressos, um trabalho para o qual necessitamos de um ano será dentro de cem anos realizado, talvez em meio e além disso melhor, com mais consistência. Por que então esforçar-se ainda hoje até o limite das energias? Isso só teria sentido se fosse possível construir a torre no espaço de uma geração. Mas não se pode de modo algum esperar por isso. Era preferível pensar que a geração seguinte, com o seu saber  aperfeiçoado, achará mau o trabalho da geração precedente e arrasará o que  foi construído, para começar de novo. Esses pensamentos tolhiam as energias  e, mais do que com a construção da torre, as pessoas se preocupavam com a construção da cidade dos trabalhadores. Cada nacionalidade queria ter o alojamento mais bonito, resultaram daí disputas que evoluíram até lutas sangrentas. Essas lutas não cessaram mais, para os líderes elas foram um  novo argumento no sentido de que, por falta da concentração necessária, a torre deveria ser construída muito devagar ou de preferência só depois do armistício geral. As pessoas porém não ocupavam o tempo apenas com  batalhas, nos intervalos embelezava-se a cidade, o que entretanto provocava nova inveja e novas lutas. Assim passou o tempo da primeira geração, mas nenhuma das seguintes foi diferente, sem interrupção só se intensificava a destreza e com ela a belicosidade. A isso se acrescentou que já a segunda ou terceira geração reconheceu o sem-sentido da construção da torre do céu mas já estavam todos muito ligados entre si para abandonarem a cidade. Tudo o que nela surgiu de lendas e canções está repleto de nostalgia pelo dia profetizado em que a cidade será destroçada por um punho gigantesco com cinco golpes em rápida sucessão. Por isso a cidade também tem um punho no seu brasão.               


Frases de Analá

Saffer: Eu lembro que a gente fazia campeonato de peido: eu e a Maya

[Chanin sai caminhando e pulando]
Mathi: Ele ta fazendo isso só pra mostrar que já consegue caminhar ((nota do editor: Chanin amputou os dois joelhos nas férias de julho)

Manita: Meu ventilador tem 5 patas

João Sóbis: Hoje em dia ta tudo muito caro: com 5 pila tu nem compra mais no 1 e 99

Mathi: Vamo faze fondue de repolho? (peulá)
Bru Sibem: Founde de repolho (entendendo ao pé da letra)


Copyright © 2003-2006 Chazit Hanoar Hadrom Americait. All rights reserved.

 

 

CHAZIT HANOAR

Chazit Hanoar

Porto Alegre

 PORTO ALEGRE