Iton Online

            Nesta seção você pode ver o jornalzinho da Chazit numa versão on-line. Isto serve para você que faltou ao sábado, perdeu seu iton, está viajando, está com saudade de um iton antigo ou apenas com preguiça de ir até a sala pegar o Tachazit.




 

Editorial           
   
          
            Então queridos chaverim começamos mais um semestre de Chazit!!!! Yes!!!!! Deusalaivre!!!!

            O semestre passado sem dúvidas foi estonteante. Tivemos o Eliahu Anavideo, com grandes filmes de todas as kvutzot, muito divertidos e educativos.  A Machané foi demais!!!! Com mais de uma centena de chanichim e muitas peulót superhiperdivertideducativas.

            Mas agora começamos um novo semestre, com novos, madrichim, novos peilim, mas a Chazit continua a mesma e seguindo a tradição, continuamos melhorando a cada semestre. A kvutzá Amelim subiu pra Hadrachá, aumentando em qualidade e quantidade nosso quadro. Eles sobem com muita pilha prontos para ajudar a Chazit e fazer vocês, chanichim, cada vez mais felizes. Junto com eles vem o chanich mais velho da chazit, sim, ele mesmo gutinho!!! Acreditem ou não, depois de 200 anos como chanich, Guto é um madrich!!!!

            Nesse semestre teremos o Chodesh, o evento mais emocionante da Chazit. Nele as kvutzot se degladiarão em busca do título de campeões, em categorias que vão desde esportes a teatro.

            Quanto ao Iton, a vaadá mudou um pouco, novas idéias chegaram, como pode ser visto nesse iton, com o quadro sobe e desce e com as frases de rodapé. Me sinto honrado em mais uma vez poder dirigir essa importante e honrada publicação. Nesse Iton também temos a importante declaração do primeiro-ministro de Israel sobre  a guerra no Líbano, na sessão Aleatorius, assim como as notícias da mesma na sessão Notícias de Israel. Há uma entrevista interessantíssima com o nosso mais novo madrich, recém chegado do USA, Samibin e de um curioso novo chanich da chazit. O Casparroto vem cheio de grandes fofocas de férias e o Marco Allan Brado conta as tristes notícias futebolísticas do seminário de madrichim. Por último, anexamos os novos quadros de Hadrachá e vaadót desse semestre...

            Então era isso abutres, abraçççss e beijos.. 

Dnies Alexurd  Sfaefr (Lnenys)

Rosh Iton
 

Sobe

  • Os chanichim de Amelim, viraram madrichim
  • O número de casais em nitzanim
  • A vaadá iton
  • A loucura do Márcio
  • Atacantes
Desce

  • O salsa para beijar a Diana
  • A loucura do Márcio
  • O queixo do Gutinho na Machané Central
  • Os chanichim de Mordim no Ataque


Casparroto
                
             Estamos de volta. Senti saudades nessas férias, acho que estou meio por fora das fofocas e dos babados. Estou com saudade de sentir aquele Frisson ao ver os casais da chazit.

Como diria meu amigo Latino, hoje é festa lá no meu apê. Durante as férias tive um sonho muito louco. Sonhava eu com uma estrondosa festa de arromba, num local muito distante e lá muitas coisas estranhas aconteceram. Estava eu transformado em Xicão Tofani, quando vejo muitas sombras em minha volta. Casais surgiam de todos os cantos eram amassos e mais amassos, esses namoros juvenis me deixam Caspalouco.

Quando estava entrevistando nosso querido Mazkir, logo vejo julia saitovich (nitzanim) cara a cara com o nosso amigo Davi (nitzanim). Espantado corro para o lavabo e vejo encostados na porta daquele pipi room feminino, Luiza (nitzanim) e Marco (tambem nitzanim) no maior papo amoroso formando a famosa Double com Natan (nitzanim) e Alice (mais uma vez nitzanim).

Ensandecido com todos esses acontecimentos, não me seguro, e como já estava sendo desmascarado, me transformo em uma deliciosa trufa de chocolate para continuar presenciando aquele foundue de casais que brotavam. E falando nisso, no túnel do tempo, vale a pena ver de novo, aquela sessão da tarde de casais que já são mais velhos que os setenta e oito aniversários completos pelo nosso caro amigo matheus em nossos mifkadim também estavam presentes.

Na festa estavam no maior papo cabeça Caroço (quer dizer Azeitona) e Rapunzel (quer dizer Bruna), junto com o eterno e inseparável casal Mim (mordim) e Kathi (ofakim). Após dançar desvirtuadamente o Hit do momento `Termendo Vacilao`,  fui eu transformado em Dona Gigi  parar direto na pista de dança do sitio São Luiz, onde as Cumbias uruguaias embalavam a Machané Central. Logo encontro Gutinho e Gus boquiabertos com o rebolado das chanichot cariocas. Não tão longe encontro Beto (ofakim) requebrando os quadris junto com uma chanicha de ofakim do Rio.

Não satisfeito, me transformo em arroz com carne ,arroz com carne e arroz com carne do sitio São Luiz e encontro os até então chanichim Salsa e Diana no maior Affair no refeitório. Gente após tudo isso acordei deste sonho maluco e como diria aquela famosa musica Tira tchoron tira tchoron ou ah, ou ah!  Tira tchoron tira tchoron ou ah. Na madrugada...


Notícias de Israel
                                 

Olá Chaverim! Como vocês estão? Como passaram estas férias? Assim como o tempo não para, as noticias sobre Israel também não param, e por isso vou contar o que tem acontecido ultimamente no Oriente Médio, mais precisamente em Israel.

Desde o dia 12 de julho deste ano estamos presenciando um conflito nada bonito e tranqüilo entre Israel e Líbano, ou mais precisamente entre Israel e Hezbollah (Partido de D’us). A situação está difícil, e desde o começo já são mais de 1000 mortos, na maioria libaneses. O conflito começou com o seqüestro de 2 soldados no norte de Israel pelo Hezbollah e a morte de alguns outros que foram resgata-los. Foi um ataque sem motivos do Hezbollah.

Este não é um conflito atual, é um conflito que começou em 1982 quando o exercito de Israel invadiu o Líbano e cercou o quartel general da OLP (Organização pra Libertação da Palestina). Durante o tempo de ocupação ocorreram inúmeros fatos como, por exemplo, o conhecido massacre de Sabra e Chatila em que inúmeros palestinos foram massacrados por libaneses cristãos, e Sharon foi considerado culpado por se omitir no ataque. A retirada completa de Israel no Líbano só ocorreu de fato no ano 2000, e desde então Israel possuía relações “cordiais” com o Líbano.

Hoje em dia a resolução para este conflito é uma questão muito discutida no mundo todo, a ONU tenta uma resolução para conseguir um cessar-fogo na região, uma tarefa que não é fácil tratando-se de todos os paises envolvidos nessa briga seja por interesses econômicos ou políticos.

A guerra tem se mostrado uma guerra sangrenta para ambos os lados. Do lado Libanês temos maior numero de mortos por alguns fatores, entre eles o fato de muitas bases do Hezbollah se localizarem em locais com muitos civis, que não podem escapar por serem usados como escudos humanos pelo Hezbollah. O exército israelense atira panfletos antes de um bombardeio pedindo que a população se retire, mas essa retirada muitas vezes não acontece, em alto grau devido a influência do Hezbollah,  causando a morte de civis.

Mas agora vamos comentar alguns fatos ocorridos ultimamente. Os soldados que foram seqüestrados continuam sob poder dos seqüestradores e não temos noticias até então. Ultimamente o Hezbollah tem produzido uma chuva de foguetes em direção às mais variadas cidades do norte de Israel, são vários mísseis soltos com destino incerto, muitas vezes fatais, na terça feira foram mais de 150 foguetes lançados com destino a cidades de Israel, deixando feridos e sem se ter noticias de mortos. Israel também continua a bombardear o sul do Líbano, matando, assim como o Hezbollah, civis e também inimigos(membros do grupo terrorista) .

Outro dia após militantes do Hezbollah atacarem um tanque israelense que fazia sua ronda, três soldados morreram e outros nove ficaram feridos. No domingo uma chuva de foguetes atingiu uma área e matou quinze pessoas, entre elas doze militares.

Israel tem atacado o Líbano visando a destruição do Hezbollah, pontes e estradas estão sendo destruídas para impedir o envio de armamentos para o Hezbollah através de estradas que liguem o Líbano a Síria, já que Síria e Irã fornecem armamentos ao Hezbollah. Assim como o Hezbollah, Israel tem matado civis, porém declara que causou 475 baixas no Hezbollah, o que representaria entre 35% e 45% das forças ativas dessa guerrilha.

Não podemos esquecer que enquanto tudo isso esta acontecendo, o Hamas grupo atuante em territórios palestinos, eleito como governo local, vem atacando Israel com mísseis Qassam. Israel tem que se defender contra o Hezbollah ai mesmo tempo em que  está se defendendo contra o Hamas.


Comentários Esportivos por Marco Allan Brado        

            Olá queridos amiguinhos da Chazit! Como estão depois de tanto tempo sem vir aqui e se divertir, aprender e, principalmente, jogar o mais estranho futebol do mundo? Pois já podem parar de choramingar pelos cantos porque a Chazit voltou e vocês têm seu espaço para demonstrar a incrível arte do péssimo futebol.

            De sexta a domingo, estive num lugar bonito chamado Sítio São Luís. Estava no semi deus-a-laivre com os peilim da chazit, que disseram: “vamo joga futebol, seu abutre!”. Já pressenti o perigo. Separaram-se os craques Lennis e Roger, que lideraram cada um sua equipe. O time do Lennis contava com grandes estrelas, como Gus (ou Pablo Aimar) e Márcio Torica, mas perdia na forma física, pois tinha João Sóbis, Phantom, Rubinho e Mathi, que voltaram do shnat gordos e barbudos. 

            O jogo começou embalado pelas criativas músicas cantadas por Chanin e Pri, os líderes de torcida, que levantavam o resto das gurias numa fervorosa torcida para tentar reanimar o time de Aimar e Lennis, pois eles estavam sendo massacrados. Qualquer investida em velocidade de Torica era logo cortada por Roger, que estava de chapéu preto. Ele passava pra Guto Fenômeno, que driblava uns dois e lançava pro Tosco, que estava todo molhado, mas fazia a parede e tocava para Fabinho, que aproveitava o corpo para tirar o adversário da jogada e chutar uma bomba de trivela que sempre era gol. Todas as jogadas eram assim. Final: 13 a 0 para Roger e sua turma, para o desespero de Chanin e as gurias.

         Espero que nesse semestre o pessoal se inspire nos bons momentos futebolísticos do semi alaivre e se divirta no Chazit Abutre Stadium.                                                             


Entrevista com o Madrich

BIN> mas eu não me arrumei ainda

ENTREVISTADOR> mas agora vai então

BIN> vai vai

ENTREVISTADOR> Oi entrevistado te apresenta aí tchê!

BIN> Meu nome é Sami Bin, deusalaivre

ENTREVISTADOR>E diz aí qualé tua música predileta?

BIN>O cara, tem tantas...mas bota aquela do FIito Paez, "Mariposa Tecnicolor"

ENTREVISTADOR> e é verdade que tu morou nos EUA? conta como era lá? muitos rappers?

BIN>morei...era muito bom....muuitos niggaz

ENTREVISTADOR> e gatinhas alivre?Uns american abuters?

BIN> deusulivre

ENTREVISTADOR> tô loco então. o bin, manda uma mensagem de paz pro novo milênio aí!

BIN> esperemos todos que neste novo milênio a paz pelo mundo se intensifique,principalmente no oriente médio, com a qual temos grande ligação

ENTREVISTADOR> e as cocotinha?

BIN> mas não somente lá, e sim no mundo todo...

BIN> que cocotinha doido?

ENTREVISTADOR>alivre.então pra acabar

ENTREVISTADOR>"UM DIA NUMA RUA DA CIDADE..."

BIN>''EU VI UM VELINHO SENTADO NA CALÇADA...''

BIN> "COM UMA CUIA DE ESMOLA E UMA VIOLA NA MAO....O POVO PAROU PARA OUVIR, ELE AGRADEÇEU AS MOEDAS, E CANTOU ESSA MUSICA, QUE CONTAVA UMA HISTORIA QUE ERA MAIS OU MENOS ASSIM....''

BIN>JUDEUSULIVREEEEEEEE

ENTREVISTADOR>as crianças irão gostar

BIN>beleza, bom saber disso


Entrevista com o Chanich

Oi qual o seu nome? Abutre

Meio vulgar não? Sim, meu nome mesmo é Gypaetus barbatus, também conhecido como quebra ossos ou abutre barbado.

Uhm sei. E dizem por aí que você tem hábitos necrófagos? É eu como carcaça. Isso é coisa de abutres do velho mundo.

E como você se diria para nossos leitores? Eu sou parecido com os urubus e os condores (que são aves bem velhinhas e sentem dor), mas eu sou largo e tenho problema de calvície precoce.

E como vocês vivem? A gente se alimenta de presas quase sem vida ou já mortas.

E qual sua música predileta? É aquela "Funk do Abutre" do MC Colibri...

E qual teu filme maneiro? É "Os abutres têm fome" de um grande diretor chamado Don Siegel. O filme tem no elenco o Clint Eastwood.

Alivre? Alivre.

Diz um cara que tu admiras: O Mendes.

Mas por que ele? Porque ele é da minha espécie.

Muito obrigado Senhor Abutre. De nada CRUUUU;


Frases de Analá

Lennys: Vamo vende pipoca na saída do  Iom Kipur

[Dado que Roger é primo de Pedro]
Pedro: O Roger era o bebê Johnson da família, todo mundo gostava dele. Eu era o patinho feio.

Mendes: O Gutinho já anda na frente no carro???

Roger: Sugestão pra quem faze uma peulá sobre o Irã. Façam o Aiatolá Come Meninho (Aiátola Khomeini)

Matheus: Esse semestre vamos trazer um macaco pra Chazit.
Pedro: Meu tio tem uns macacos em Erechim.
Roger: Não existem macacos em Erechim.

Gus: Vamo sortea uma tartaruga no bazar da Wizo.

[Idéias pra Harchavá]
Mendes: O Phantom vai de Cafu e levanta a taça.

Mendes – No bazar da Wizo eu vou me pintar de prata e pedir esmola.

Bruno – Sabe fazer branquinho, Mathi?
Marco – Faz com Maisena, rende mais.

[Sábado com chuva]
Engelman – Adonai gurizeou com a gente hoje.


Copyright © 2003-2006 Chazit Hanoar Hadrom Americait. All rights reserved.

 

 

CHAZIT HANOAR

Chazit Hanoar

Porto Alegre

 PORTO ALEGRE